Protestos contra Merz: Milhares exigem uma paisagem urbana colorida em Dresden!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Chanceler Merz visita Dresden em 27 de outubro de 2025, enquanto ocorrem protestos contra a política anti-social e suas declarações.

Bundeskanzler Merz besucht Dresden am 27.10.2025, während Proteste gegen unsoziale Politik und seine Äußerungen stattfinden.
O Chanceler Merz visita Dresden em 27 de outubro de 2025, enquanto ocorrem protestos contra a política anti-social e suas declarações.

Protestos contra Merz: Milhares exigem uma paisagem urbana colorida em Dresden!

Na terça-feira, 27 de outubro de 2025, o Chanceler Friedrich Merz (CDU) deverá fazer uma visita inaugural a Dresden. A cidade esperava um grande número de visitantes e uma agenda apertada, mas não são esperadas grandes restrições devido à visita do chanceler. No entanto, já existe muita atividade na cidade que fará com que a visita passe despercebida. MDR relata que uma aliança anti-cortes, composta por Tolerave, Fridays for Future e Banda Comunale, convocou uma manifestação sob o lema “política anti-social”. Isso acontecerá a partir das 16h. na área da Chancelaria do Estado, na Schlossplatz e no Palácio da Cultura.

Os organizadores da manifestação estão preocupados com as declarações de Merz sobre o debate sobre a “paisagem urbana”, que provocaram muitas respostas críticas em todo o país. Também em Dresden, cerca de 1.000 pessoas saíram às ruas para protestar contra as políticas do Chanceler. Outro protesto é esperado diretamente durante a visita de Merz à Saxônia, como é o caso Jornal saxão relatado.

Protestos e debates políticos

Na tarde de sexta-feira, alguns dos manifestantes reuniram-se na Albertplatz em Dresden Neustadt. Apresentaram as suas preocupações sob o lema “Somos filhas – por uma paisagem urbana colorida”. Numerosos representantes de Jusos, Juventude de Esquerda, Juventude Verde e organizações de migrantes participaram na manifestação. Embora a polícia inicialmente tenha classificado o evento como pacífico, houve relatos diferentes sobre o número de participantes: um repórter fotográfico contou cerca de 1.000 manifestantes, enquanto outros observadores falaram de cerca de 250 pessoas.

Os discursos centraram-se na distribuição desigual do trabalho de cuidados e nas disparidades salariais entre homens e mulheres. Uma porta-voz resumiu as críticas numa declaração particularmente impressionante: “Caro Sr. Merz, estou grata por não ser sua filha hoje”. A pressão sobre os políticos foi sublinhada com uma referência clara ao número crescente de feminicídios na Alemanha.

Preparativos para a visita

Tal como anuncia a empresa de transportes de Dresden, haverá medidas de curto prazo para responder a possíveis perturbações causadas pelo comboio de demonstração. Um desvio das quatro linhas de eléctrico sobre a Ponte Augusto é considerado dificilmente possível. Pode haver atrasos, especialmente no trânsito da hora do rush à tarde.

O próprio chanceler Merz tem uma agenda apertada em Dresden, que também inclui uma reunião de gabinete. Quando ele chega, é calorosamente recebido por um grupo musical da cidade montanhosa de Schneeberg. Um tradicional presente de boas-vindas de três Sorbs em forma de pão e sal encerrará a sua visita. Merz também assinará o livro de visitas do Estado Livre, que sublinha a natureza oficial da sua visita inaugural.