A cena cultural da Saxónia respira aliviada: mais 30 milhões de euros à vista!
Dresden está a reforçar a cena cultural com um orçamento adicional para 2025 e 2026, apesar dos desafios e incertezas.

A cena cultural da Saxónia respira aliviada: mais 30 milhões de euros à vista!
Há uma lufada de ar fresco para a cena cultural na Saxônia: o Gabinete Saxônico aprovou o projeto de orçamento duplo do governo para 2025/26 com um enorme acréscimo de 30 milhões de euros. Este dinheiro destina-se a reduzir o défice e apoiar os municípios. A Ministra da Cultura, Barbara Klepsch, está satisfeita com as negociações orçamentais e sublinha a importância da manutenção da infra-estrutura cultural.
Apesar dos fundos adicionais, a situação continua tensa. Anne Gaschütz, diretora do Festival de Cinema de Dresden, expressa preocupação com os gargalos de pagamento que afetam tanto as instituições quanto os artistas freelancers. A falta de notificações finais de financiamento há meses está a causar problemas de liquidez e a aumentar a pressão sobre muitos intervenientes na cena cultural. Ingolf Huhn, da iniciativa Alliance Sahra Wagenknecht, também critica o planeamento orçamental, que é considerado irrealista para algumas instituições culturais.
Detalhes sobre o novo orçamento
No novo orçamento, os espaços culturais são dotados de verbas inalteradas de cerca de 104 milhões de euros por ano. A Lei de Promoção Cultural desempenha aqui um papel importante, que assegura a promoção dos espaços culturais rurais desde 2008. Estão previstas subvenções de 5,1 milhões de euros para teatros do Estado Livre para 2025, que aumentarão para 5,8 milhões de euros no ano seguinte. A Saxon Memorials Foundation também receberá mais financiamento, o que é visto como positivo. Contudo, muitas outras instituições devem esperar reduções no financiamento institucional.
- Kulturelle Bildung: 1,4 Millionen Euro.
- Sächsische Musikschulen: 7,87 Millionen Euro ohne Kürzung.
- Kulturpakt für neun kommunale Theater und Orchester: ca. 9 Millionen Euro.
Outro foco está nos teatros e coleções de arte estatais da Saxónia, que receberão um total de 149,6 milhões de euros para 2025 e 157,1 milhões de euros para 2026. Apesar destes recursos, os gastos com outras necessidades das empresas estatais foram reduzidos, levantando questões sobre a estabilidade financeira.
Turismo como objetivo complementar
O orçamento também oferece perspectivas para o turismo, onde o governo planeia continuar o desenvolvimento turístico dos três locais do património mundial. Um orçamento anual de 4,7 milhões de euros será disponibilizado às organizações de gestão de destinos (DMO) durante os próximos dois anos. Haverá também 6,2 milhões de euros para localização e marketing turístico em 2025 e 2026.
Os desafios que surgem na área da educação cultural e da mobilidade não podem ser ignorados. Existem considerações sobre a integração da educação cultural na Lei das Áreas Culturais, a fim de permitir o acesso mais amplo possível às ofertas culturais. Se os responsáveis mostrarem aqui uma boa mão, não só os grandes navios da paisagem cultural, mas também os melhores navios da educação poderão em breve navegar em águas mais calmas.
Apesar de toda a positividade, há muito trabalho a fazer para dominar a diversidade cultural e os desafios associados na Saxónia. No entanto, com uma base financeira sólida e um planeamento prospectivo, há esperança para a cena cultural no Estado Livre.