Görlitz atrai com experiências de vida: natureza, WiFi e novas oportunidades!
Görlitz está a experimentar uma nova imigração com um “teste de vida”: as famílias descobrem qualidade de vida enquanto o desenvolvimento urbano é promovido.

Görlitz atrai com experiências de vida: natureza, WiFi e novas oportunidades!
No coração das Montanhas Ore, a imigração está a ser anunciada - não com panoramas montanhosos impressionantes ou florestas idílicas, mas com o slogan “Prados, florestas e WiFi em vez de escassez de habitação”. Esta iniciativa visa atrair especialmente os moradores das cidades para um período experimental de quatro semanas na região. Como em agosto de 2023, uma família de três pessoas de Berlim que encontrou residência temporária em Zwönitz. O conceito de vida experimental ganhou força desde a sua introdução em Görlitz em 2008 e agora também é oferecido em várias outras cidades do leste da Alemanha, como Guben, Wittenberge e Eberswalde, com Bautzen como o próximo candidato. [nd-aktuell] relata que Görlitz, com os seus cerca de 57.000 habitantes, é particularmente dependente da imigração para estabilizar e rejuvenescer a sua própria população.
A iniciativa Görlitz começou a transferir moradores de edifícios pré-fabricados para casas de estilo guilhermino. A vida experimental desenvolveu-se a tal ponto que agora também se destina a trabalhadores comprometidos com questões ecológicas e sociais. A atual temporada, que decorre desde maio de 2025, centra-se nos funcionários do Centro Alemão de Astrofísica, o que poderá criar potencialmente até 1.000 empregos na cidade. O apoio científico deste projeto é fornecido pelo Professor Robert Knippschild do Instituto Leibnitz de Desenvolvimento Espacial Ecológico.
Resultados da vida experimental
A última fase do teste de residência em Görlitz foi concluída e os primeiros resultados foram apresentados ao conselho municipal. O professor Knippschild destacou que mais de 500 pessoas demonstraram interesse nesta estadia temporária em Görlitz desde 2015. As pesquisas realizadas pelos 260 participantes fornecem informações sobre suas expectativas e impressões. Assim, Görlitz foi vista como atraente para potenciais novos residentes, especialmente para famílias jovens e a chamada geração do “ninho vazio” que procura um ambiente de vida tranquilo. [kommwohnen] enfatiza que os participantes apreciam o caráter urbano e a vida animada do clube, mas ao mesmo tempo também expressam seus desejos.
- Die Kritikpunkte beinhalten:
- Das Wohnraumangebot entspricht nicht immer den Bedürfnissen.
- Fehlende Informationen zu Miet- und Kaufkonditionen.
- Die Innenstadtangebote sind zu stark auf Tourismus ausgerichtet.
- Der Wunsch nach weniger Autoverkehr zugunsten von Rad- und Fußverkehr.
- Mangelnde Bezüge zur grenzübergreifenden Europastadt im Alltag.
- Klimaneutralität bis 2030 sollte sichtbarer umgesetzt werden.
Os participantes expressaram a impressão de que, apesar das diversas opções de lazer e da elevada qualidade de vida em Görlitz, são necessárias algumas melhorias. Neste contexto, os resultados sugerem recomendações específicas para o desenvolvimento urbano que devem ser incorporadas na política urbana. Estas incluem a promoção de qualidades específicas da cidade, bem como o recrutamento direcionado de novos residentes através de campanhas de imagem, com destaque para edifícios de apartamentos no centro da cidade. [nd-aktuell] observa que existe uma abertura agradável entre a população de Görlitz, o que apoia o afluxo, e que cerca de um em cada dez participantes mudou-se permanentemente para a cidade após o período experimental.
Em resumo, pode-se dizer que a vivência experimental não é apenas uma experiência para os participantes, mas também um passo importante no desenvolvimento urbano de Görlitz. Ao concentrar-se nas necessidades dos interessados em mudar-se, a cidade poderá posicionar-se para o futuro e continuar a atrair novos residentes.