Alunos necessitados de escolas fronteiriças: mudança de família devido à crise escolar em Zgorzelec!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Primeiro Ministro Kretschmer visita a escola Tecza em Zgorzelec e discute os desafios para estudantes e famílias na zona fronteiriça com Görlitz.

Ministerpräsident Kretschmer besucht die Tecza-Schule in Zgorzelec und diskutiert über die Herausforderungen für Schüler und Familien im Grenzbereich zu Görlitz.
O Primeiro Ministro Kretschmer visita a escola Tecza em Zgorzelec e discute os desafios para estudantes e famílias na zona fronteiriça com Görlitz.

Alunos necessitados de escolas fronteiriças: mudança de família devido à crise escolar em Zgorzelec!

Hoje, Görlitz espera um desenvolvimento estimulante no campo da educação, que se caracteriza por uma estreita cooperação com a cidade vizinha de Zgorzelec, na Polónia. O Primeiro Ministro Michael Kretschmer visitou recentemente a Escola Tecza em Zgorzelec e ficou entusiasmado com a educação bilíngue que a instituição oferece como parte do grupo acadêmico DPFA. A escola ensina até o ensino médio e recebeu diversos prêmios por seu trabalho transfronteiriço, como Sächsische relatado.

No entanto, existem obstáculos significativos para os estudantes alemães que desejam frequentar a escola na Polónia. O caso de um estudante polaco que se mudou com a família de Görlitz para Zgorzelec ilustra as dificuldades. Para poder frequentar a escola, foi necessário um pedido de exceção da Secretaria Estadual de Escolas e Educação da Saxônia (Lasub), que só foi aprovado por um ano. Após este período, o pedido não foi prorrogado, o que obrigou a família a regressar a Görlitz. Kretschmer observou que este problema não é suficientemente tido em conta na lei escolar saxónica, que está em vigor desde a sua última revisão em agosto de 2024.

Obstáculos e soluções burocráticas

Continuam a surgir conflitos no debate sobre os direitos de frequência escolar dos estudantes de Zgorzelec. Embora frequentar a escola para crianças polacas na Alemanha seja simples - muitas vezes basta um formulário pequeno - as coisas são muito mais difíceis para os estudantes alemães. Os pais precisam de uma isenção para poderem matricular os seus filhos nas escolas polacas. Sabine Euler, que há anos faz campanha por mudanças na lei escolar, enfatiza a necessidade de exceções para crianças na região fronteiriça. Os seus esforços estão em linha com os esforços para simplificar o processo de candidatura, que atualmente ainda está em fase de revisão, como relata a Antenne Sachsen.

Outro aspecto que não deve faltar na discussão são os planos da Câmara Municipal de Görlitz. O grupo parlamentar Motor Görlitz gostaria de levantar a questão na Câmara Municipal, a fim de forçar discussões com as autoridades responsáveis ​​com o objectivo de criar uma lei escolar saxónica que inclua excepções específicas para a região fronteiriça. Kretschmer incentivou os estudantes a organizarem os seus próprios eventos para promover a cooperação entre Görlitz e Zgorzelec.

O futuro da educação na região fronteiriça

Uma preocupação comum dos prefeitos de ambas as cidades é a criação de um acordo intergovernamental para minimizar a carga burocrática das candidaturas individuais. O porta-voz do Lasub enfatizou que as isenções são normalmente concedidas desde que as provas e razões relevantes estejam disponíveis. Além do tipo de escola na Saxónia, também poderia ser lançado um projecto-piloto para facilitar completamente a frequência escolar através da fronteira.

Na situação actual, há muitas crianças em Zgorzelec que frequentam a escola em Görlitz - a relação germano-polaca no sector da educação é forte e continuará a ser promovida. Frequentar a escola em ambos os níveis traz inúmeros benefícios, incluindo crescer bilínguemente e proporcionar aos alunos um excelente networking, o que pode ser inestimável para o seu futuro.

Os desenvolvimentos emocionantes em torno da situação da legislação escolar na região fronteiriça prometem gerar muito mais discussão e desafiar os responsáveis ​​a finalmente abordarem proactivamente os problemas prementes. Espera-se que os próximos meses tragam um repensar da política, a fim de melhorar ainda mais a educação escolar em Görlitz e Zgorzelec.