Demonstração maciça em Görlitz: 1.000 guardas de fronteira auto -proclamados esperados!

Demonstração maciça em Görlitz: 1.000 guardas de fronteira auto -proclamados esperados!
Görlitz, Deutschland - No próximo sábado, 6 de julho de 2025, a ponte da cidade entre Görlitz e Zgorzelec será fechada para o tráfego das 11h às 15h. A razão para isso? Uma demonstração em grande escala contra a política de asilo do governo federal e a política do chefe polonês do governo Donald Tusk. A Assembléia é organizada pelo grupo "Ruch OBRONY GRANICUM", especializado na formação de segurança nas fronteiras para segurança nas fronteiras. Espera-se que até 1.000 manifestantes o façam, como o saxon Relatou-se.
A polícia já sinalizou diversões de tráfego, os motoristas são solicitados a usar rotas alternativas, como a travessia de fronteira de Hagenwerder/Radomierzyce. Durante a manifestação, a polícia será responsável pela segurança do lado polonês, enquanto a polícia federal e a polícia estadual ficam de olho na situação do lado alemão. Em vista dos relatórios, isso acontece que os auto -proclamados guardas de fronteira em Zgorzelec estão ativos e uma demonstração menor ocorreu há uma semana.
O contexto político
A demonstração ocorre em um horário carregado de tensão. O ministro do Interior da Polônia, Tomasz Siemoniak, anunciou uma abordagem difícil para o vigilante ultra -direito que organiza patrulhas chamadas na fronteira. Nos últimos meses, houve um aumento na entrada não autorizada que lida com a política de ambos os países. No período de setembro a abril de 2025, a polícia federal registrou mais de 33.000 entrada não autorizada.
No governo alemão, a situação causa discussões: Alexander Dobrindt (CSU), que foi nomeado apenas o novo ministro federal do interior na quarta -feira, anunciou um aumento nos controles de fronteira. O número de policiais federais nas fronteiras deve ser aumentado de 11.000 para 14.000. Além disso, rejeições de migrantes devem ser possíveis novamente em questões de asilo, o que significa que os regulamentos anteriores de 2015 significam. No entanto, isso é percebido como controverso, uma vez que os críticos e os proponentes são vozes claramente audíveis.
As demandas e reações
Um tópico aberto continua sendo a discussão sobre pagamentos de reparação para a Polônia, que foram solicitados em um banner durante a demonstração. Enquanto Dobrindt garante que ele queira garantir fortemente as fronteiras alemãs, o novo chanceler Friedrich Merz enfatiza que a questão das reparações foi concluída legalmente. No entanto, a porta está aberta a projetos conjuntos com a Polônia, disse Merz durante uma reunião em Varsóvia.
Resta observar como a situação se desenvolverá na fronteira, em particular com a próxima introdução de controles de fronteira reais ao entrar na Polônia a partir da próxima segunda -feira. A rethinking in European asylum policy seems necessary to do justice to both countries and possibly find long-lasting solutions, such as the Süddeutsche Observou.
Details | |
---|---|
Ort | Görlitz, Deutschland |
Quellen |