Disputa de bairro aumenta: homem é atacado com machado!
Um homem de 51 anos está sendo julgado em Görlitz por tentativa de homicídio culposo com machado após uma disputa no bairro.

Disputa de bairro aumenta: homem é atacado com machado!
Um homem de 51 anos é o centro de um julgamento sensacional que decorre desde quarta-feira no tribunal regional de Görlitz. Ele é acusado de tentativa de homicídio, lesão corporal grave e invasão de propriedade. Como MDR relatado, este caso trata de um conflito brutal que começou em abril de 2025 no município de Seifhennersdorf, perto de Gren.
O réu teria atacado seu vizinho com um machado de 72 centímetros de comprimento no meio de uma disputa de bairro que já durava anos. Segundo a vítima, inicialmente houve uma briga durante a qual ele levou vários socos no rosto. Ele só conseguiu escapar entrando em seu carro enquanto o réu o perseguia. Quando o lesado finalmente pediu à esposa que chamasse a polícia, o arguido regressou com o machado enquanto o lesado se defendia com um cabo de vassoura. Ele recebeu apoio da esposa, que tentou filmar a cena, o que acabou dissuadindo o agressor.
Lesões significativas causadas pela violência
As consequências deste confronto brutal foram graves. A parte lesada sofreu uma lesão cerebral traumática e outras lesões. O advogado de defesa do réu afirma que não houve golpe de machado e nega as acusações de tentativa de homicídio. O próprio réu ainda não comentou as acusações.
Incidentes como este destacam as tendências atuais da criminalidade violenta na Alemanha. Alto Estatista Os crimes violentos representam menos de 4% de todos os crimes registados pela polícia, mas a sua natureza dramática influencia significativamente a sensação de segurança das pessoas. Em 2024, foram registados cerca de 217 mil crimes violentos na Alemanha, o nível mais elevado desde 2007.
Aumento de atos de violência e suas causas
Curiosamente, o número de crimes violentos aumentou novamente depois de atingir um nível mínimo durante a pandemia de coronavírus de 2021. As razões para este aumento são diversas. É frequentemente feita referência às incertezas económicas e aos encargos sociais. O aumento de crianças e jovens suspeitos é particularmente preocupante, o que está ligado ao stress psicológico contínuo causado pelas medidas Corona. O BKA relata um aumento na criminalidade violenta, que marca o nível mais alto desde 2007.
As estatísticas actuais e os incidentes dramáticos mostram claramente que é necessário repensar a sociedade, a fim de evitar confrontos violentos. Resta saber como irá decorrer o julgamento em Görlitz e que conclusões a sociedade tirará de tais acontecimentos.