Julgamento contra neonazistas: começa o ataque aos políticos de Görlitz!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Julgamento em Görlitz: Políticos de esquerda foram atacados, suspeitos de serem neonazistas da revolta de Elbland.

Prozess in Görlitz: Linken-Politikerinnen wurden angegriffen, mutmaßliche Neonazis von der Elblandrevolte stehen unter Verdacht.
Julgamento em Görlitz: Políticos de esquerda foram atacados, suspeitos de serem neonazistas da revolta de Elbland.

Julgamento contra neonazistas: começa o ataque aos políticos de Görlitz!

Um ataque violento contra políticos locais em Görlitz continua a causar agitação. Em 27 de outubro de 2025, a mídia noticiou que um grupo de agressores mascarados atacou imediatamente Samara Schrenk e outros políticos de esquerda durante um protesto contra o grupo neonazista “Elblandrevolte”. Schrenk, que não é apenas membro do comité executivo distrital de Görlitz do Partido da Esquerda, mas também dirige a aliança “Klare Kante” contra o extremismo de direita, estabeleceu-se como uma das vozes mais visíveis contra o extremismo de direita na região. Ela organiza regularmente manifestações para se posicionar contra as crescentes ameaças e ataques da direita.

Como relata o MDR, garrafas foram atiradas durante o ataque e pelo menos três pessoas do grupo de cinco membros de políticos locais foram espancadas. A polícia conseguiu prender rapidamente dois suspeitos que portavam luvas de proteção e artigos pirotécnicos. Este incidente não é isolado, mas ocorre no contexto da crescente agressividade por parte de grupos extremistas de direita na Saxónia.

Os antecedentes da “Revolta de Elbeland”

A “Elblandrevolte”, que está ativa há cerca de um ano, ganhou popularidade através das suas aparições públicas e particularmente através da utilização de redes sociais como o TikTok. O líder deste grupo, Finley P., de 18 anos, é também o líder de base dos Jovens Nacionalistas (JN), a organização juvenil do partido extremista de direita “Die Heimat” (antigo NPD). Como relata o Zeit Online, o “Elblandrevolte” atrai principalmente os jovens e já causou agitação durante os seus protestos contra o Christopher Street Day em Bautzen. É uma estratégia que visa estabelecer-se como uma espécie de marca de extrema direita na Internet, ao mesmo tempo que chama a atenção para si.

No final da manifestação em Görlitz, Schrenk e os seus colegas activistas foram atacados. Este incidente no final de 2024 desencadeou uma série de buscas; O Ministério Público fez buscas em várias propriedades nas áreas de Görlitz e Dresden. Durante as investigações também foram encontradas armas de festim e munições.

O impacto na sociedade civil

Como resultado destes ataques, os intervenientes da sociedade civil na Saxónia são confrontados com uma onda preocupante de ameaças e intimidações. Organizações como a Rede Tolerantes Sachsen e a Fundação Amadeu Antonio fazem campanha activamente contra a violência de direita e o anti-semitismo e tentam mobilizar a sociedade civil contra tais acontecimentos. Wikipedia lista inúmeras iniciativas e alianças que combatem resolutamente o extremismo de direita, desde a Amnistia Internacional até à Confederação Sindical Alemã.

Para a cena extremista de direita, a “revolta de Elbland” é uma faca de dois gumes. Por um lado, ganha cada vez mais apoiantes, mas, por outro lado, está a ser pressionado por medidas específicas da polícia e do Ministério Público. O julgamento, que está agora previsto para durar quatro dias, está programado para terminar com um veredicto em 25 de novembro de 2025. Os cidadãos em Görlitz e arredores perguntam-se por quanto tempo tais incidentes continuarão a aumentar e que medidas serão realmente tomadas para manter a segurança e a coesão na sociedade.