Os Verdes na Saxônia exigem melhores cuidados médicos para todos!
Os Verdes na Saxónia apelam a uma melhor ajuda para as pessoas sem seguro de saúde e enfatizam os cuidados médicos obrigatórios.

Os Verdes na Saxônia exigem melhores cuidados médicos para todos!
O debate sobre cuidados médicos para pessoas sem seguro de saúde está a ganhar cada vez mais atenção. Especialmente no Estado Livre da Saxónia, o Partido Verde sente-se obrigado a protestar contra o fornecimento inadequado de suprimentos. Como Revista Médica relatórios, o deputado estadual Thomas Löser destacou que o apoio aos doentes muitas vezes depende da existência de associações de ajuda. No entanto, muitas vezes estes doentes permanecem sem qualquer tratamento.
Estima-se que cerca de 40.000 pessoas na Saxónia vivam sem seguro de saúde ou sem seguro de saúde. Este número inclui, em particular, as pessoas que devem contribuições, os cidadãos da UE com empregos precários, os sem-abrigo e as pessoas sem documentos. Muitos deles não conseguem procurar ajuda médica ou só conseguem procurá-la muito tarde, o que muitas vezes leva a doenças graves.
Base jurídica e estatísticas atuais
A nível nacional, as condições de enquadramento são claras: Na Alemanha, o seguro de saúde é obrigatório para todos os residentes. De acordo com um relatório do notícias diárias Em 2023, cerca de 72 mil pessoas não tinham seguro de saúde, o que representa menos de 0,1 por cento da população. A maioria deste grupo é constituída por homens, sobretudo reformados e estudantes com mais de 26 anos.
Outro problema surge com o reembolso de tratamentos de emergência de acordo com o chamado “parágrafo do trabalhador emergencial”. Isto estipula que as prestações de emergência serão reembolsadas se o prestador de assistência social não for informado atempadamente. Na prática, porém, isto muitas vezes deixa muitas pessoas sem seguro de saúde presas e incapazes de obter a ajuda de que necessitam. Os Verdes apelam, portanto, a uma rede abrangente de apoio estatal e à introdução de um certificado de tratamento anónimo.
Exigências por melhores cuidados
Nas suas críticas, os Verdes deixaram claro que existe uma falta de cooperação vinculativa com médicos, hospitais e prestadores de serviços sociais. Isto é essencial para ajudar aqueles que necessitam urgentemente de serviços médicos. A expansão da câmara de compensação da associação “Certificado de Tratamento Anónimo Saxão” também ajudaria a melhorar a situação.
Embora existam regulamentos legais na Alemanha que concedem a alguns grupos, como os requerentes de asilo e os beneficiários da assistência social, o direito aos cuidados de saúde, a grande maioria das pessoas afetadas cai no esquecimento. O Ministério Federal da Saúde descreve que as companhias de seguros de saúde celebram contratos com prestadores de serviços e cobram contribuições, mas não é investido dinheiro suficiente no cuidado destes grupos vulneráveis.
Globalmente, a situação está a tornar-se cada vez mais precária. Os intervenientes políticos são chamados a finalmente encontrar soluções sustentáveis, porque, em última análise, a saúde de todos os cidadãos deve ser o foco. Os Verdes na Saxónia estão prontos para fazer campanha por cuidados médicos mais justos. Este é o desafio dos próximos meses para proteger os direitos das pessoas sem seguro de saúde e garantir os seus cuidados médicos básicos.