Cada vez mais crianças em idade pré-escolar na Saxônia: adiamento antes da escola!
Na Saxônia, as crianças em idade pré-escolar são frequentemente adiadas até o início da escola. Aqui você pode descobrir por que e quantas crianças são afetadas.

Cada vez mais crianças em idade pré-escolar na Saxônia: adiamento antes da escola!
O que fazem os pais na Saxónia quando se trata de mandar os filhos para a escola? Cada vez mais deles solicitam o adiamento porque acreditam que os seus filhos ainda não estão preparados para a vida escolar quotidiana. Na verdade, o número de crianças adiadas na Saxónia aumentou para quase dez por cento no ano passado, um aumento significativo em comparação com anos anteriores. MDR relatado. No ano letivo 2022/2023, 9,27 por cento dos 38.126 alunos que ingressaram na escola só foram classificados aos sete anos de idade.
Por exemplo, Anne Elsner, de Dresden, matriculou o filho para o próximo ano letivo, mas também planeja adiá-lo porque acha que ele ainda não está maduro o suficiente. O que é particularmente notável é que os rapazes, em particular, são afectados por este problema de adiamento. Uma análise dos últimos anos mostra que os diferimentos têm aumentado continuamente.
Provisões em números
Os conselhos escolares não colocam desafios administrativos adicionais, mesmo que a tendência continue. Foi desenvolvido um sistema de feedback para convidar as crianças adiadas para a próxima matrícula escolar. As seguintes disposições foram registradas em várias cidades da Saxônia:
- Chemnitz: 246 (160 Jungen, 86 Mädchen)
- Dresden: 368 (243 Jungen, 125 Mädchen)
- Leipzig: 404 (269 Jungen, 135 Mädchen)
- Erzgebirgskreis: 243 (141 Jungen, 102 Mädchen)
- Kreis Zwickau: 221 (145 Jungen, 76 Mädchen)
- Mittelsachsen: 217 (125 Jungen, 92 Mädchen)
- Vogtlandkreis: 131 (88 Jungen, 43 Mädchen)
- Kreis Bautzen: 169 (111 Jungen, 58 Mädchen)
- Kreis Görlitz: 189 (127 Jungen, 62 Mädchen)
- Kreis Meißen: 130 (72 Jungen, 58 Mädchen)
- Sächsische Schweiz-Osterzgebirge: 139 (98 Jungen, 41 Mädchen)
- Kreis Leipzig: 168 (106 Jungen, 62 Mädchen)
- Nordsachsen: 122 (83 Jungen, 39 Mädchen)
Estes números mostram não só as preocupações dos pais, mas também uma sensibilidade crescente às necessidades individuais das crianças. O Departamento de Saúde de Dresden desaconselha frequentemente a tomada de medidas, a menos que haja razões significativas de saúde ou psicossociais. Desde 2024, a proporção de crianças para as quais os médicos escolares não recomendam o início regular da escola também caiu – para apenas 6 por cento.
Insights sobre o futuro
Num mundo cada vez mais dinâmico onde a gestão do tempo se torna cada vez mais importante, a informação sobre a data e a hora pode ser extremamente importante. Em sites como DataHoje Existem ferramentas úteis para controlar os formatos atuais de hora e data.
Quando se trata de começar a escola, muitos pais concordam: ter boa mão na tomada de decisões e ter em conta o nível individual de maturidade das crianças são cruciais para um início bem sucedido na escola. Portanto, mantenha-se informado e considere todas as opções!