Drama da insolvência em Elstertrebnitz: 112 empregos em risco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Schrott-Wetzel-Ost GmbH em Elstertrebnitz declara falência. Futuro de 112 empregos em risco, buscavam os investidores.

Die Schrott-Wetzel-Ost GmbH in Elstertrebnitz meldet Insolvenz an. Zukunft von 112 Arbeitsplätzen gefährdet, Investoren gesucht.
Schrott-Wetzel-Ost GmbH em Elstertrebnitz declara falência. Futuro de 112 empregos em risco, buscavam os investidores.

Drama da insolvência em Elstertrebnitz: 112 empregos em risco!

Com um duro golpe, a Schrott-Wetzel-Ost GmbH em Elstertrebnitz dominou as manchetes porque a empresa está insolvente. O processo de insolvência foi oficialmente aberto em 30 de outubro de 2025 no Tribunal Distrital de Leipzig, conforme relatado pelo MDR. O futuro é agora incerto para os 112 funcionários que trabalham nas quatro localidades de Elstertrebnitz, Roßlau (Saxônia-Anhalt), Eisenberg (Turíngia) e Berlim-Vogelsdorf.

A situação é grave porque as operações estão paralisadas desde meados de agosto de 2025. Está claramente comunicado na página inicial da empresa que nenhum material será aceito nem recolhido. Os 60 funcionários da unidade de Elstertrebnitz estão a sentir particularmente os efeitos da insolvência, uma vez que são diretamente afetados pelo encerramento. Thomas Jacobs, o administrador provisório de insolvência, já está à procura de potenciais investidores, mas ainda não houve oferta.

Uma empresa jovem com muito potencial

A Schrott-Wetzel-Ost GmbH só foi fundada em 2022, depois de assumir as instalações da Alemanha Oriental da Schrott Wetzel GmbH, com sede em Mannheim. A empresa se especializou no processamento de metais e abasteceu diversas fundições e siderúrgicas da região. Em 2024, foi processada uma quantidade significativa de cerca de 275 mil toneladas de sucata de aço, complementada por 9 mil toneladas de sucata de alumínio e 8 mil toneladas de tipos não ferrosos. Apesar da situação desafiadora, as demonstrações financeiras anuais de 2023 registaram receitas de vendas de 121 milhões de euros e um pequeno excedente anual de 384.000 euros, como também relata a Euwid Recycling.

A direção da empresa, composta por Marius Wetzel e Robert Eckhold, também se destacou na região pelo compromisso social e foi patrocinadora do 1. FC Lok Leipzig. As iniciativas sociais foram apreciadas pela força de trabalho e pelos moradores locais e moldaram a imagem da empresa na região.

Um caminho incerto para o futuro

Embora os problemas financeiros tenham levado à cessação das operações, os funcionários e as partes interessadas regionais aguardam notícias positivas. Sem um investidor seria difícil recomeçar e a cessação das operações seria inevitável. No entanto, a esperança de resgate e de um investidor permanece porque a empresa provou que pode lidar com grandes quantidades de sucata e se consolidou no setor nos últimos anos. Na situação actual, resta saber como a situação irá evoluir e se será possível sair da falência.

Os próximos dias e semanas serão cruciais para a Schrott-Wetzel-Ost GmbH e todos os que lhe estão associados. Continuaremos monitorando e reportando caso surjam novos desenvolvimentos.