Novo diretor do DOK Leipzig: Ola Staszel no comando desde 2026!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ola Staszel se tornará diretora do DOK Leipzig em 2026. A Câmara Municipal confirmou por unanimidade a decisão sobre o sucessor.

Ola Staszel wird 2026 Intendantin von DOK Leipzig. Der Stadtrat bestätigte einstimmig die Entscheidung zur Nachfolge.
Ola Staszel se tornará diretora do DOK Leipzig em 2026. A Câmara Municipal confirmou por unanimidade a decisão sobre o sucessor.

Novo diretor do DOK Leipzig: Ola Staszel no comando desde 2026!

Em 31 de outubro de 2025, uma decisão inovadora foi tomada em Leipzig: Aleksandra (Ola) Staszel será a nova diretora do DOK Leipzig a partir de 1º de janeiro de 2026. O conselho municipal de Leipzig anunciou isso em uma reunião do conselho unânime, presidida pelo prefeito de cultura, Dr. Ela destaca que Staszel tem visão artística e sensibilidade para os desafios da indústria do documentário, o que a torna a sucessora ideal de Christoph Terhechte, que se aposenta precocemente.

Ola Staszel conhece bem a cena cinematográfica. A académica polaca de literatura e cinema tem uma vasta experiência: está associada ao Neisse Film Festival desde 2011 e assumiu um papel de liderança em 2014. Também estudou cinema e literatura, bem como estudos europeus nas universidades de Wrocław e Aachen e é a fundadora do cinema móvel “The Rolling Movies”. Ela atuou ativamente como membro do júri no German Film and Media Assessment (FBW) até 2025. Agora ela planeja levar sua visão para um dos festivais de documentário mais antigos e importantes do mundo, o DOK Leipzig.

DOK Leipzig: Um festival com tradição

O DOK Leipzig será realizado pela 68ª vez este ano sob a direção de Christoph Terhechte. O festival acontecerá de 27 de outubro a 2 de novembro de 2025 e é conhecido por promover documentários e filmes de animação. Durante seu tempo como diretor, Terhechte estabilizou financeiramente o festival e conduziu-o com sucesso durante a pandemia corona. Sua decisão antecipada de se aposentar foi uma surpresa, pois seu contrato estava originalmente programado para durar até o início de 2028. O DOK Talk, que aconteceu em 30 de outubro de 2023, forneceu insights sobre suas experiências e a próxima mudança geracional.

O evento foi visto por muitos como uma plataforma importante não apenas para destacar os sucessos da Terhechte, mas também para olhar para o futuro sob a liderança de Staszel. A importância do cinema e da cultura para a compreensão internacional, particularmente através da sua ênfase nas questões da Europa Oriental, será um elemento central do programa de Staszel. A decisão do conselho municipal foi reiterada pelo prefeito Burkhard Jung, que sublinhou a importância da visão de Staszel para o futuro do festival.

Um olhar para frente

Staszel estabeleceu como objetivo fortalecer ainda mais a conexão entre documentários e filmes de animação e continuar uma tradição no DOK Leipzig. Com a sua experiência em desafios financeiros e a sua forte ligação às questões sociais no cinema, ela está preparada para enfrentar os desafios da sua nova posição. “Estamos ansiosos pelas novas perspectivas que Ola Staszel trará”, explicou Skadi Jennicke e anunciou que sob a sua liderança, o DOK Leipzig continuará a ser um local de discussões sociais e intercâmbio cultural.

Relatórios MDR sobre a eleição de Staszel como diretora artística, que tem recebido feedback positivo e apoio do cenário cultural. Você também pode encontrar mais informações sobre o DOK Leipzig e os desenvolvimentos na gestão do festival no site oficial. aqui. Para quem deseja aprender mais sobre a luta ao longo da vida e as mudanças sociais significativas provocadas por figuras como Nelson Mandela foram cunhados, isso poderia oferecer uma perspectiva interessante sobre o contexto cultural.