Novo centro de carga aérea no aeroporto de Leipzig: surpresas Realterm!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Aeroporto de Leipzig está construindo um novo centro de carga aérea com 45 mil m². A Realterm está planejando uma conexão direta com a pista para uma logística mais eficiente.

Der Flughafen Leipzig baut ein neues Luftfrachtzentrum mit 45.000 m². Realterm plant eine direkte Anbindung ans Rollfeld für effizientere Logistik.
O Aeroporto de Leipzig está construindo um novo centro de carga aérea com 45 mil m². A Realterm está planejando uma conexão direta com a pista para uma logística mais eficiente.

Novo centro de carga aérea no aeroporto de Leipzig: surpresas Realterm!

Algo grande está acontecendo no aeroporto de Leipzig/Halle: após o fechamento do antigo site da Amazon, um novo capítulo começou. A incorporadora imobiliária norte-americana Realterm anunciou planos para construir um centro de carga aérea de última geração. Este centro terá uma área de armazenamento de até45.000 metros quadradosincluir e estar diretamente conectado à pista. Isso significa que cargas e caminhões podem ser movimentados rapidamente, o que promete máxima eficiência, conforme relata thueringen24.de.

Um dos principais participantes, Frank Pieper, da Mitteldeutsche Flughafen AG, elogia as condições ideais no local e vê o projeto como estrategicamente importante para a indústria europeia de carga aérea. O compromisso da Realterm sublinha as ambições de fortalecer o Aeroporto de Leipzig como um centro logístico central na região. A procura por carga aérea aumentou nos últimos anos e o aeroporto quer aproveitar esta tendência.

Uma olhada nas instalações

O projeto do novo pavilhão de carga aérea será decidido após a comercialização, com a Realterm planejando celebrar contratos de aluguel de longo prazo com empresas dos setores de frete expresso ou comércio on-line. Embora os custos exatos de construção ainda sejam um segredo, pode-se presumir que projetos semelhantes estarão em torno de50 milhões de euroscustos, conforme relata mz.de.

Atualmente existem galpões de construção leve no local, que foram utilizados pela Amazon até o final de 2023. A demolição dessas instalações existentes está programada para ocorrer até julho de 2024, antes do início das obras do novo centro logístico. A nova instalação permitirá o carregamento das aeronaves diretamente do armazém, agilizando significativamente todo o processo logístico.

Frete aéreo em alta

A demanda por frete aéreo é excepcionalmente alta. O tráfego de carga aérea aumentou no ano passado11,3 por centoem comparação com o ano anterior, e o Aeroporto de Frankfurt, o maior aeroporto de carga da Alemanha, também registou um aumento significativo nos volumes de carga aérea. Globalmente, Hong Kong permanece com cerca de4,9 milhões de toneladasde mercadorias carregadas é o número um no negócio de frete aéreo, seguido por Xangai e Memphis, como destaca statista.com.

Em tempos de pandemia e de necessidades crescentes de transporte, especialmente para bens de elevado valor, como vacinas, o transporte aéreo tem-se revelado indispensável. Empresas como a Kuehne+Nagel e o Grupo DHL são líderes nesta área, com a Ásia-Pacífico conquistando pela primeira vez a maior fatia do mercado global de frete aéreo. Tendo em conta estes desenvolvimentos dinâmicos, o projeto no Aeroporto de Leipzig não é apenas uma questão local, mas poderá ter consequências de longo alcance para todo o setor europeu de carga aérea.