Zoológicos em transição: Leipzig está lutando para salvar os hamsters do campo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Desde 2021, o Zoológico de Leipzig está empenhado em proteger o hamster selvagem ameaçado de extinção na Alemanha Central por meio de projetos de criação e soltura.

Zoo Leipzig engagiert sich seit 2021 für den Schutz des bedrohten Feldhamsters in Mitteldeutschland durch Zucht- und Auswilderungsprojekte.
Desde 2021, o Zoológico de Leipzig está empenhado em proteger o hamster selvagem ameaçado de extinção na Alemanha Central por meio de projetos de criação e soltura.

Zoológicos em transição: Leipzig está lutando para salvar os hamsters do campo!

Muita coisa aconteceu no mundo dos zoológicos. Especialmente os zoológicos da Alemanha, especialmente aquele Zoológico de Leipzig, posicionaram-se cada vez mais como instituições de ensino e pesquisa nos últimos anos. Uma preocupação central é a proteção de espécies animais ameaçadas de extinção, que também inclui o lindo hamster do campo. A vida destes pequenos roedores não é fácil: a agricultura moderna e a impermeabilização dos solos estão a colocá-los sob enorme pressão.

A “Arca para o Hamster Europeu”, projeto lançado em 2021, é inteiramente dedicada à preservação desta espécie. O Zoológico de Leipzig já está obtendo sucesso na criação e liberação de hamsters selvagens na natureza, que são oficialmente considerados em perigo de extinção. É necessária paciência dos criadores porque a criação nem sempre corre bem. Como mostram relatórios recentes, houve dificuldades numa experiência actual, quando um homem se aproximou de uma mulher com demasiada ousadia e foi rejeitado.

Foco na proteção comprometida das espécies

O compromisso do Zoológico de Leipzig vai além da criação. De acordo com isso Zoológico de Leipzig O projecto para salvar o hamster europeu inclui medidas de apoio à população e de reintrodução, bem como actividades de investigação abrangentes. A estação de criação foi criada em cooperação com o Ministério do Estado da Saxônia para garantir a preservação a longo prazo do hamster de campo na Saxônia e na Alemanha Central.

A “Arca para o Hamster Europeu” faz parte de uma estratégia holística de proteção. Isto também inclui a colaboração com vários parceiros do Grupo de Trabalho Cooperativo de Proteção de Hamsters de Campo, a fim de abrir novos habitats para esta espécie ameaçada. Os desafios que os hamsters de campo enfrentam são diversos e exigem soluções inovadoras.

O charmoso hamster do campo

O hamster europeu (Cricetus cricetus) é notável não só pelo seu pêlo colorido e macio, com barriga preta e patas dianteiras brancas. Dá à luz em média quatro filhotes entre abril e agosto – número que foi reduzido para apenas uma ninhada por ano devido ao declínio nos últimos anos. A dieta de ovos do hamster do campo consiste em partes de plantas, batatas, beterraba sacarina e até pequenos animais, que ele transporta em suas bolsas extensíveis nas bochechas e armazena em sua toca.

Mas os inimigos do hamster do campo também não devem ser subestimados. Raposas, martas e aves de rapina como o milhafre vermelho dificultam a vida dele. O comportamento de hibernação, que vai de outubro a meados de abril, mostra a incrível adaptabilidade desses pequenos animais. Quem imaginaria que um animal encantador poderia conter tantas estratégias de sobrevivência?

O trabalho no zoológico e o compromisso com o hamster do campo estão longe de terminar. Graças ao empenho e apoio de projetos como o de NABU O hamster do campo poderá em breve ser encontrado novamente em uma variedade de habitats na Alemanha Central. Continua emocionante!