Carta de condução de mídia no Zwilling-Scholl-Gymnasium: alunos preparados para a internet!
No Zwilling-Scholl-Gymnasium em Nossen, os alunos adquirem competências mediáticas como parte de um programa de dois anos.

Carta de condução de mídia no Zwilling-Scholl-Gymnasium: alunos preparados para a internet!
No Zwilling-Scholl-Gymnasium de Nossen, a competência mediática é muito importante: todos os alunos do 5.º e 6.º anos adquirem aqui a carta de condução mediática, parte integrante do conceito de prevenção da escola desde o ano letivo 2019/20. Esta iniciativa visa preparar os alunos não apenas para os exames, mas para a vida real. Dr. Bert Neste contexto, as crianças começaram a abordar os problemas de forma independente e a reflectir sobre a sua utilização dos meios de comunicação social.
A licença de mídia inclui uma série abrangente de workshops que duram dois anos. São abordados temas como proteção de dados, notícias falsas, mídias sociais, inteligência artificial, cybergrooming e cyberbullying. As turmas se reúnem uma vez por semana durante aproximadamente oito semanas para trabalhar juntas em equipes em projetos interessantes e realizar verificações de fatos. Ao final da 6ª série, os alunos deverão realizar um exame para receber o cobiçado certificado. Isto significa que eles podem usar seus smartphones em determinadas áreas a partir da 7ª série - mas somente depois da aula!
Direitos e responsabilidades do telefone celular
As regras escolares relativas ao uso do celular foram ajustadas recentemente. Enquanto os alunos da 5ª e 6ª séries não podem usar seus dispositivos durante o horário escolar, as séries mais antigas, a partir da 10ª série, têm um pouco mais de liberdade e podem usar seus celulares durante os intervalos. Nas noites de pais, é dada grande importância à informação dos pais sobre a utilização dos meios de comunicação social pelos seus filhos. Cada vez mais pais estão se sentindo sobrecarregados e começando a monitorar ativamente o tempo de tela de seus filhos. A assistente social escolar Susann Horn relata que este intercâmbio para reforçar a literacia mediática está a fazer enormes progressos e que os pais são um pilar importante na educação escolar.
Uma iniciativa comparável é a licença de comunicação social da Baviera, que fornece aos professores materiais gratuitos para reforçar a literacia mediática. Esses materiais didáticos divertidos e variados cobrem temas como direitos autorais, mídias sociais e jogos digitais. O desenvolvimento passo a passo de habilidades é oferecido aqui em uma plataforma de aprendizagem online chamada mebis. Além disso, os professores testam as unidades de ensino antes da publicação para garantir a qualidade. Este trabalho colaborativo entre educadores e o governo do estado da Baviera tem-se revelado extremamente útil desde 2009, e não só as escolas, mas todas as instituições educativas, incluindo as do sector da educação especial, beneficiam das iniciativas educativas.
O papel da IA na educação para a mídia
Outro tópico importante na educação midiática atual é o uso da inteligência artificial (IA). A relação entre humanos e IA há muito é vista como distópica. Mas a discussão mudou: cada vez mais pessoas perguntam quais valores devem ser incorporados à IA. Ao contrário do que acontecia no passado, o foco agora está no debate crítico. As ofertas educacionais que tratam da análise e compreensão do conteúdo gerado pela IA estão se tornando cada vez mais importantes. Deve-se notar que tais tecnologias, se baseadas em dados existentes, podem reproduzir injustiças sociais.
O atual panorama mediático está a forçar as escolas a redesenhar o conteúdo curricular e a garantir que os alunos desenvolvam as competências necessárias para utilizar estas ferramentas. A carteira de habilitação de mídia dá uma contribuição valiosa para isso, especialmente porque a qualidade dos aplicativos muitas vezes depende da experiência dos desenvolvedores. Portanto, workshops e discussões abrangentes sobre inteligência artificial na educação escolar são cruciais.
No geral, o compromisso do Zwilling-Scholl-Gymnasium e iniciativas semelhantes na Baviera reflecte um passo importante em direcção a uma educação orientada para o futuro. A competência mediática já não é vista isoladamente, mas sim como parte integrante da promoção de competências sociais, do pensamento crítico e do comportamento responsável no mundo digital. Os resultados são promissores e são claros: as escolas estão a assumir o desafio de preparar os jovens para o futuro digital.