Ponte do futuro: a IA detecta danos causados por ruído aéreo numa fase inicial!
Projeto de pesquisa na Saxônia usa IA para detectar danos em pontes em um estágio inicial. Primeiros testes em duas pontes em 2025.

Ponte do futuro: a IA detecta danos causados por ruído aéreo numa fase inicial!
A segurança das pontes é o foco de um novo projeto de pesquisa lançado no Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Mídia Digital IDMT em Ilmenau. O objetivo é desenvolver um sistema inteligente de alerta precoce para a detecção precoce de danos em pontes por meio de som. A gerente do projeto, Olivia Treuheit, enfatiza a necessidade de verificar a segurança das pontes, não apenas quando os danos são visíveis. O método inovador conta com inteligência artificial (IA) e sensores acústicos para identificar alterações nas condições das pontes numa fase inicial, seja devido a desgaste, fissuras ou afrouxamentos. Este relatório diesachsen.de.
Uma diferença fundamental em relação aos métodos anteriores é o foco no ruído aéreo que ocorre durante a condução em transições. A IA filtra o ruído dos arquivos de áudio gravados, permitindo uma análise precisa. O nome do projeto, “AIrBSound”, já sugere que o foco aqui é o monitoramento acústico. A Ponte Wesenitz e a Ponte Sachsen em Pirna serão examinadas nas primeiras grandes medições, a partir do verão. O projeto decorrerá até ao verão do próximo ano, enquanto a empresa de engenharia Marx Krontal Partner (MKP) será responsável pela coordenação do projeto e planeamento dos testes de campo bayika.de.
Sistema de alerta precoce para mais segurança
A ideia por trás desta abordagem inovadora não é apenas detectar danos, mas também fornecer informações sobre volumes e tipos de tráfego. Qualquer monitorização acústica poderia, portanto, também revolucionar o planeamento de medidas de manutenção. As reparações poderiam ser realizadas especificamente em períodos de menor tráfego, o que poderia evitar encerramentos de longo prazo e renovações dispendiosas ou mesmo demolições.
A urgência de tais iniciativas de investigação é também sustentada pelos acontecimentos actuais. O colapso parcial da Ponte Carola, em Dresden, em Setembro do ano passado, provocou um debate sobre a segurança dos edifícios na Alemanha. Relatórios sobre fechamentos e demolições de pontes chegam repetidamente às manchetes, como a ponte do vale Rahmede, perto de Lüdenscheid, ou a ponte circular em Magdeburg. Neste contexto, o Instituto de Investigação Rodoviária Federal vê necessidade de apoiar projetos como o “AIrBSound” com um financiamento de 250 mil euros, informa bam.de.
No geral, o projeto mostra como a digitalização e as tecnologias modernas podem ser utilizadas na infraestrutura para garantir maior segurança. Resta esperar que a abordagem inovadora dê frutos e que em breve sejam concebidos protótipos de aplicação universal que darão um contributo decisivo para a segurança das nossas pontes.