Festival de Arte de Meissen: Peter Hänke sai do palco após 20 anos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Peter Hänke está se aposentando após 20 anos como diretor do festival de arte de Meißen. O festival acontecerá nos dias 10 e 11 de maio de 2025.

Peter Hänke geht nach 20 Jahren als Leiter des Kunstfests in Meißen in Rente. Das Festival findet am 10. und 11. Mai 2025 statt.
Peter Hänke está se aposentando após 20 anos como diretor do festival de arte de Meißen. O festival acontecerá nos dias 10 e 11 de maio de 2025.

Festival de Arte de Meissen: Peter Hänke sai do palco após 20 anos!

Uma mudança notável está chegando em Meißen: Peter Hänke, que foi o coração e a alma do festival de arte por mais de duas décadas, está se aposentando. O homem de 77 anos foi recentemente homenageado com o prémio honorário da cidade pelas suas realizações notáveis ​​e está agora a abrir espaço para novas ideias e iniciativas. “Foi um grande momento, estou orgulhoso do que alcançamos juntos”, diz Hänke, que já organizou mais de 100 feiras comerciais e teve uma influência decisiva no desenvolvimento do festival de arte. Quando o clube da Hafenstrasse pediu ajuda, ele estava lutando com problemas nos joelhos, mas estava pronto para entrar em ação e dar início ao festival, que começou em 2005 com um evento de um dia.

O novo organizador, Hafenstrasse, está planejando o festival de arte por conta própria e organizará o 19º festival de arte em torno da Johanneskirche sob o patrocínio do prefeito Olaf Raschke. Este ano o evento acontecerá nos dias 10 e 11 de maio e espera entre 20.000 e 25.000 visitantes que podem contar com uma programação abrangente. Mais de 140 artistas e artesãos apresentarão o seu trabalho no Johannespark, incluindo cerâmica, objetos forjados e pintados, oferecendo informações sobre técnicas tradicionais de fabricação em muitos lugares.

Uma festa para todos os sentidos

O festival de arte evoluiu ao longo dos anos, passando de um pequeno evento a um grande festival com até 160 barracas. Está dividido em 15 locais de exposição diferentes, incluindo as igrejas Johannes e St. Urban, bem como o “Atelier Sauke” e a galeria “Das Tor”. Os visitantes podem contar com uma programação colorida: música, dança, moda e magia em dois palcos, enquanto concertos, leituras e até apresentações teatrais proporcionam entretenimento adicional. As crianças podem esperar pela “Children’s Art Mile”, onde atividades práticas as aguardam.

Um destaque especial será o desfile de lanternas e tochas de contos de fadas, seguido de uma impressionante queima de fogos de artifício na noite de sábado, às 22h30. “Tudo isto é um projeto conjunto com o comércio local e a Johanneskirche”, enfatiza Hänke, que no futuro pretende desfrutar do festival de arte como um simples visitante. “Definitivamente sentirei falta da atmosfera e da criatividade”, disse o gerente de eventos de longa data.

Um olhar para o futuro

Com o vento novo e fresco e a estreita colaboração com os talentos artísticos da região, o festival de arte será certamente ainda mais diversificado no futuro. “O amor pela arte e pelo artesanato permanece conosco”, diz Hänke com otimismo. Os visitantes podem esperar ver o que a nova organização alcançará. Se quiser saber mais sobre o festival, veja www.kunstfest-meissen.de todas as informações sobre os itens do programa e como chegar lá.