Meißen homenageia mulheres alpinistas: irmãs mais velhas e sua herança montanhosa!
Duas mulheres de Meissen celebram as conquistas das montanhistas Margarete e Elsbeth Große na Neumarktschule em Meißen.

Meißen homenageia mulheres alpinistas: irmãs mais velhas e sua herança montanhosa!
Numa comovente retrospectiva das notáveis conquistas de duas mulheres de Meissen, um evento especial em homenagem a Margarete e Elsbeth Große ocorreu no dia 20 de agosto. Uma placa foi descerrada na Neumarktschule em homenagem às irmãs, que não eram apenas montanhistas, mas também balonistas e professoras. Os alunos da escola criaram cadeiras relaxantes e uma área de piano ao redor do pavilhão para adicionar uma atmosfera festiva ao dia. “É importante contarmos as histórias dessas mulheres”, sublinha Jutta Schuster, que participou nesta celebração juntamente com Ursula Liebau como ex-aluna. Ambas as mulheres, nascidas em 1933, folhearam uma foto de turma de 82 anos, na qual pode ser vista Margarete Große, nascida em 1876. Sächsische.de relata que a retrospectiva também contém algo melancólico, já que muitos dos ex-colegas já faleceram e apenas um colega vivo é conhecido.
Mas o que tornou essas irmãs tão especiais? Margarete e Elsbeth foram verdadeiras pioneiras dos desportos de montanha. Nascidos numa família de comerciantes em Meißen, cedo descobriram a sua paixão pela natureza e pelo montanhismo. Já em 1899 juntaram-se ao Clube Alpino Alemão e Austríaco, que foi o ponto de partida para as suas numerosas expedições. Seu entusiasmo a levou a picos impressionantes, como o Großglockner e o Zugspitze, bem como a excelentes voos de balão, o que a tornou a quinta e sétima mulher na Alemanha a receber o certificado de piloto de balão grátis. Enquanto Elsbeth, nascida em 1879, escrevia diários meticulosos de mais de 5.500 páginas sobre suas aventuras, Margarete também apresentava suas experiências em revistas alpinas. Cidade Wiki Meissen oferece uma visão profunda das conquistas notáveis das irmãs que fizeram campanha pela igualdade de direitos no montanhismo e são consideradas pioneiras.
Um olhar para o passado
As irmãs Große não só fizeram história nos esportes de montanha, mas também estiveram fortemente envolvidas na educação. Margarete ensinou francês e inglês na escola secundária feminina em Bautzen e mais tarde em Meißen. Olhando para trás, a sua paixão pelo montanhismo era notável numa época em que as mulheres estavam muitas vezes fora dos holofotes. Historicamente, não foi fácil documentar mulheres de sucesso no desporto nos séculos XIX e XX. Mas as conquistas extraordinárias de alpinistas como Margarete e Elsbeth estão agora cada vez mais em foco. O Clube Alpino destaca que o interesse por essas histórias vem crescendo recentemente, apoiado pelas redes sociais.
Hoje a comunidade alpina atrai cada vez mais mulheres. As estatísticas mostram que em 2022, 43,6% dos membros do Clube Alpino Alemão eram mulheres. Uma tendência que dá esperança para o futuro apesar dos desafios de um desporto tradicionalmente dominado pelos homens. Com as suas vidas e os seus feitos, as Grandes Irmãs abriram portas a muitos que hoje conquistam o mundo montanhoso. Um pequeno caminho com o seu nome comemora não só as suas memórias, mas também todas as inúmeras mulheres que as inspiraram.