Leisniger Canoeists Save Veneza: protesto de remo na cidade de Lagoon!

Leisniger Kanuten paddeln zur „Vogalonga“ in Venedig, um auf Umweltschutz aufmerksam zu machen und nehmen an Protestaktion teil.
Leisnig Canoeists remar para o "Vogalonga" em Veneza para chamar a atenção para a proteção ambiental e participar de protesto. (Symbolbild/NAG)

Leisniger Canoeists Save Veneza: protesto de remo na cidade de Lagoon!

Em 4 de julho de 2025, é um evento especial em Veneza e além, porque os canoistas tranquilos fizeram uma jornada aventureira. O objetivo era participar do "Vogalonga", uma raquete de protesto que visa chamar a atenção para os perigos da bela cidade de Lagoon. Este evento ocorre há 49 anos e aborda os efeitos devastadores das ondas altas, causadas por barcos a motor, nas paredes de esgoto e nas fundações da cidade. A situação é particularmente dramática, já que Veneza é um Patrimônio Mundial da UNESCO, que é ameaçado por essas ondas, bem como pelo turismo em massa e às mudanças climáticas, como https://www.tagesschau.de/ausland/europa/europa-tedig-100.html).

Os canoistas de Leisniger não se deixaram e cobriram impressionantes 1000 quilômetros de ônibus e barraca para participar deste importante evento. O evento, que leva uma distância de cerca de 30 quilômetros pelos canais da cidade e escova pontos centrais, como Markusplatz e o Grand Canal, atrai milhares de participantes todos os anos. Para os canoistas, foi a primeira participação no "Vogalonga", no qual cerca de 1.800 barcos e quase 7.000 participantes foram contados. Isso se transformou em um grande evento local e internacional, lançado originalmente em 1975 para protestar contra a superioridade dos barcos a motor e mostrar a tradição do barco do leme, como [veneziaautentica.com

Uma experiência impressionante

O evento "Vogalonga" não apenas ofereceu aos canoistas de Leisnig uma plataforma para chamar a atenção para a cidade ameaçada, mas também uma experiência inesquecível. A jornada foi aventureira: de um acampamento que eles remaram com suas canoas de mão dupla para Veneza e faziam parte de um impressionante pulso de protesto que estava na estrada por mais de seis horas. A atmosfera calma que prevaleceu durante o evento foi criada pela proibição de veículos motorizados nos canais, que trouxeram o tradicional paddle e atmosfera de leme de volta. Na ponte Rialo, eles foram aplaudidos por espectadores, o que aumentou ainda mais a motivação dos canoistas.

Depois de retornar a Leisnig, a celebração ainda não havia terminado. Os canoistas organizaram um acolhedor piquenique de Sonnwend em Paudritzsch, onde poderiam trocar suas experiências. Seu compromisso com os esportes aquáticos também pode ser visto nos planos do clube de canoas. Em 19 de julho, há um evento público em que os hóspedes podem experimentar barcos e sups. Além disso, a associação adquiriu o site no Muldenwiese do município e está trabalhando para melhorá -lo, o que certamente não foi uma tarefa fácil com a organização de uma soma de cinco dígitos.

ameaças de Veneza

Veneza não é apenas um objetivo atraente, mas também enfrenta desafios. Os especialistas alertam sobre a deterioração contínua por meio da intervenção humana, o que pode resultar em mudanças irreversíveis. A cidade e sua lagoa estão na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987. Em 2021, Veneza Knapp conseguiu escapar como um patrimônio mundial ameaçado, mas o problema permanece. As causas incluem turismo excessivo de massa, um boom progressivo de construção e mudanças nas condições climáticas que a cidade freqüentemente inundam de inundações no outono e no inverno. Uma enxurrada de registros em novembro de 2019 levou a danos consideráveis, o que mostrou a necessidade de um sistema efetivo de proteção contra inundações.

O uso dos canoistas tranquilos para a proteção de Veneza pode ser apenas uma pequena parte de um todo maior, mas mostra que a comunidade local pode se solidarizar para chamar a atenção para tópicos importantes. Além disso, o Canoe Club convida as partes interessadas a superar o Boathouse às sextas -feiras às 17h. Para saber mais sobre membros e trabalhar ativamente para esportes aquáticos e a proteção dos recursos hídricos.

Details
OrtVenedig, Italien
Quellen