Dez anos de sucesso: Distrito da Saxônia Central e Universidade Mittweida comemoram colaboração!
O distrito da Saxônia Central comemora 10 anos de cooperação com a Universidade de Ciências Aplicadas de Mittweida para garantir trabalhadores qualificados. Dia do especialista em 24 de novembro de 2025.

Dez anos de sucesso: Distrito da Saxônia Central e Universidade Mittweida comemoram colaboração!
Uma cooperação bem-sucedida está sendo celebrada no distrito da Saxônia Central: a região trabalha em conjunto com a Universidade de Ciências Aplicadas de Mittweida há dez anos. Esta parceria foi lançada pela Câmara Distrital em 2014, e desde então muito tem sido investido na formação prática dos alunos. O objectivo não é apenas vincular futuros especialistas à região, mas também tornar o conhecimento científico utilizável para a administração. O Landkreis Mittelsachsen enfatiza que vários projetos já foram implementados, incluindo o desenvolvimento do monitoramento social e o estabelecimento de relatórios sociais.
O que poderia ser melhor do que celebrar uma colaboração? Em 24 de novembro de 2025, o dia especializado "10 Anos de Social Saxônia Central: Prática Científica. O que foi. O que é. O que está por vir." em Mittweida. Companheiros de longa data e convidados da política, da administração, da ciência e da prática reunir-se-ão aqui para homenagear os sucessos dos últimos anos. Jörg Höllmüller, o segundo vereador, ficou orgulhoso do trabalho conjunto e enfatizou a importância do intercâmbio regional e de abordagens inovadoras.
Escassez de competências em foco
A questão da contratação de trabalhadores qualificados está cada vez mais no centro do debate público. De acordo com o Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais, a retenção de funcionários desempenha um papel essencial na competitividade da Alemanha como local de negócios. A disponibilidade e retenção de funcionários são fatores cruciais aqui. As empresas podem neutralizar uma escassez iminente de trabalhadores qualificados através de medidas internas específicas de pessoal.
A fim de resolver eficazmente a escassez de trabalhadores qualificados, o governo federal adotou uma nova estratégia para os trabalhadores qualificados no outono de 2022. Esta não só visa empregar melhor as mulheres e os idosos como trabalhadores, mas também promover a integração dos refugiados no mercado de trabalho. Uma análise da evolução da participação na força de trabalho mostra que esta aumentou 7 pontos percentuais, para 76,8%, para as mulheres, entre 2010 e 2022 – uma das taxas mais elevadas da Europa. No entanto, ainda há necessidade de acção, especialmente no que diz respeito ao trabalho a tempo parcial, que afecta particularmente muitas mulheres. A estratégia prevê, portanto, uma expansão da oferta de cuidados infantis e um ajustamento do quadro jurídico.
Aproveite melhor o potencial
Além disso, existe um potencial crescente na participação dos idosos no emprego. Segundo estimativas, o número de pessoas empregadas com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos poderá aumentar para 1,1 milhões até 2025. Os desafios actuais estão a colocar as empresas sob uma pressão crescente para reduzir barreiras e criar incentivos para reter os trabalhadores mais velhos. As pessoas oriundas da migração oferecem um potencial adicional significativo e devem ser apoiadas através de ofertas específicas de integração e formação.
Com a REDE “Empresas integram refugiados”, mais de 3.900 membros estão agora activos na promoção da formação e emprego de refugiados. Graças ao apoio, incluindo 170 guias de acolhimento, cerca de 9.700 refugiados foram integrados no mercado de trabalho desde 2016. Isto mostra que existem numerosos pontos de partida na área da garantia de trabalhadores qualificados que são benéficos não só para as empresas, mas também para a sociedade como um todo.