Político e médico: Wolfgang Böhmer morreu aos 89 anos de idade

Político e médico: Wolfgang Böhmer morreu aos 89 anos de idade
Wittenberg, Deutschland - O ex-primeiro-ministro da Saxônia-Anhalt, Wolfgang Böhmer, morreu em 28 ou 29 de junho de 2025 aos 89 anos de idade. Böhmer deixa um traço importante tanto como ginecologista quanto na política. ) Em 1990, ele se mudou para o Parlamento do Estado e se tornou um dos personagens centrais da CDU na Saxônia-Anhalt ao longo dos anos
Sua carreira médica começou na clínica feminina em Görlitz, onde adquiriu o especialista em ginecologia e obstetrícia em 1966. Desde 1974, trabalhou como médico-chefe no Paul-Gerhardt-Stift em Wittenberg. Em 1991, ele desistiu dessa posição quando foi nomeado Ministro das Finanças, um escritório que ocupou até 1993 antes de subir ao Ministro do Trabalho, mas apenas até 1994, quando a CDU foi para a oposição. Essas turnos não significavam o fim de sua carreira política: ele permaneceu ativo e assumiu várias posições de liderança, inclusive como chefe do estado da CDU e líder de grupo. Wikimedia anunciou que Ele foi finalmente eleito Primeiro Ministro em 2002 e que este escritório foi realizado até 2011.
Uma figura política formativa
Böhmer não era apenas um político, mas também um homem de ciência e educação. Ele recebeu seu doutorado em 1959 e habilitou em 1983 na Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg. Ele documentou suas contribuições para a história da cidade em Wittenberg em vários volumes sobre saúde e assuntos sociais. Este trabalho enfatiza sua estreita conexão com a região e mostra o quanto sua vida o moldou.
Um momento importante de sua carreira política foi a eleição estadual de 2006, na qual a CDU alcançou 36,2 % dos votos sob sua liderança. Seu termo como primeiro -ministro não foi apenas moldado pelo sucesso político, mas também por desafios. Uma declaração controversa sobre assassinatos infantis na Alemanha Oriental causou críticas cruzadas, que ele pediu desculpas publicamente.
prêmios e legado
Wolfgang Böhmer recebeu vários prêmios por seus méritos. Em 2015, ele recebeu a Ordem de Mérito Saxônia-Anhalt, o prêmio mais alto do país. Anteriormente, ele foi nomeado cidadão honorário de Lutherstadt Wittenberg. Sua carreira e compromisso não apenas enriqueceram seu ambiente direto, mas também abordaram um grupo -alvo mais amplo, por exemplo, por meio de sua cooperação na Fundação Leucorea e na Comissão de Especialistas sobre o Futuro do Comissário Federal para os Documentos Stasi (BSTU).
Mesmo que Böhmer esteja menos presente na vida pública há vários anos, ele frequentemente comentou os tópicos atuais. Sua última aparição pública conhecida foi uma entrevista no 80º aniversário em que ele refletiu sobre os desafios da política e da sociedade.
Seu trabalho continuará tendo um impacto no cenário político da Saxônia-Anhalt, e os relatórios de seus serviços serão lembrados. Em um país que está mudando constantemente, deixou sua influência e estará profundamente ausente. DetailsOrt Wittenberg, Deutschland Quellen