Raid in Saxony: grupo terrorista United Patriots na mira!
Ataques na Saxônia contra o grupo extremista de direita “Patriotas Unidos”: Golpes planejados e planos de sequestro descobertos.

Raid in Saxony: grupo terrorista United Patriots na mira!
Na Saxónia, as autoridades têm actualmente um ferro quente no fogo: vários apartamentos foram revistados porque o suposto grupo terrorista de direita “United Patriots” é suspeito de prosseguir uma agenda perigosa. Alto MDR Os ataques ocorreram em cidades como Dresden, Görlitz e Leipzig, bem como em Erzgebirgskreis e Vogtland. O Ministério Público de Dresden assumiu o processo do Ministério Público Federal e está agora processando cinco homens com idades entre 47 e 77 anos.
Um homem de 47 anos que se juntou ao grupo em dezembro de 2021 e um homem de 57 anos suspeito de apoiar o grupo estão particularmente no foco dos investigadores. Os outros três homens são acusados de saber dos planos de golpe, mas de não denunciá-los. Quais são exatamente esses planos de longo alcance?
Planos de uma organização terrorista
Segundo as investigações, os “Patriotas Unidos” não só planeavam demitir o governo, como também cogitavam o sequestro do ministro da Saúde, Karl Lauterbach. Para conseguir isso, um ator deveria aparecer como Presidente Federal ou Chanceler e proclamar a demissão do governo federal. Ataques com explosivos para destruir o fornecimento de energia também faziam parte dos planos grotescos e perigosos. Tal como o Tribunal Regional Superior de Koblenz (OLG) confirmou agora, o grupo foi classificado como organização terrorista de acordo com a Secção 129a do Código Penal. Este relatório LTO.
A audiência sobre essas alegações começou em 17 de maio de 2023 e se arrastou por quase dois anos. Foram necessários um total de 106 dias de julgamento, durante os quais foram ouvidas 38 testemunhas, incluindo peritos de diversas autoridades. Em março passado, quatro líderes dos “Patriotas Unidos” foram condenados a penas de prisão até oito anos – uma mulher de 77 anos recebeu uma pena de dois anos e dez meses. Mas os veredictos ainda não são juridicamente vinculativos.
Intervenção das autoridades
A intervenção oficial mostra a gravidade da situação. Um agente disfarçado desempenhou um papel fundamental ao oferecer armas para venda, possibilitando assim a prisão dos suspeitos. Isto ocorre no contexto de novas investigações, que também revelam os planos de derrubada de outro grupo sob o comando de Henrique XIII. Príncipe Reuss, que também buscou uma mudança de poder.
A situação permanece tensa enquanto novos julgamentos estão em andamento contra parentes e apoiadores dos “Patriotas Unidos”. As autoridades são obrigadas não só a reconhecer as ameaças actuais, mas também a manter-se atentas a possíveis perigos futuros, porque, como disse, algo está a acontecer.