Pension Underlay na Saxônia: homens e mulheres permanecem por trás da comparação!

Pension Underlay na Saxônia: homens e mulheres permanecem por trás da comparação!

Sachsen, Deutschland - Há notícias da Saxônia que não são gratificantes nem surpreendentes: homens e mulheres recebem menos pensão lá após pelo menos 45 anos de seguro do que a média nacional. Como relatórios [zeit.de] (https://www.zeit.de/news/2025-07/13/rente-in-Sachsen-maenner-und-frauen-ing-unter-average), a pensão média para as mulheres no estado livre é de 1.416 euros. A Saxônia ocupa apenas o segundo lugar mais baixo, logo atrás da Turíngia, onde as mulheres recebem apenas 1.401 euros. Por outro lado, encontramos a pensão mais alta para as mulheres em Berlim, com 1.576 euros.

A situação também não é rosada para os homens: em média, você recebe 1.590 euros na Saxônia, enquanto um homem em Baden-Württemberg pode levar uma casa orgulhosa de 1.907 euros. Essa diferença ilustra mais uma vez as desigualdades regionais na Alemanha. Em um contexto adicional, uma pesquisa atual mostra que cada quarto na Alemanha recebe menos de 1.300 euros por mês após 45 anos de seguro.

Diferenças no sistema de pensão

Demografia-portal.de . Esses números já incluem as deduções para contribuições de saúde e seguro de enfermagem.

Um ponto particularmente preocupante é que quase todo homem quinto e toda terceira mulher recebe menos de 600 euros por mês. Isso levanta questões sobre a pobreza na velhice, embora, de acordo com as estatísticas de seguro de pensão, nenhuma conclusão direta possa ser tirada sobre isso. Todo o problema das pensões baixas tem inúmeras causas, incluindo tempos de contribuição mais curtos por autônomos ou mulheres que geralmente trabalham tempo parcial e, portanto, coletam demandas mais baixas.

Estatísticas de pensão atuais

O seguro de pensão alemão oferece estatísticas abrangentes, que geralmente são insuficientemente conhecidas. Um portal estatístico interativo, introduzido em 2016, fornece informações sobre pessoas e aposentados segurados. Em 12 de fevereiro de 2025, uma avaliação mostrou que havia 58.488 milhões de pessoas seguradas sem referência de pensão, enquanto 25.963 milhões de pensões já são pagas. Isso é mostrado pela discrepância entre o segurado ativo e os aposentados, que de acordo com Deutsche-rentenversicherung.de em, atualmente, no momento 21).

Com 1,824 milhão de novos pedidos de benefícios de pensão em 2024 e 1,965 milhão de pedidos de serviços de reabilitação, fica claro que muitas pessoas dependem do seguro de pensão estatutário. A proteção das reivindicações de pensão deve, portanto, ser uma prioridade para garantir futuros destinatários de pensão solidariedade e justiça.

As informações listadas aqui ilustram de forma impressionante que a situação da pensão, especialmente nos novos estados federais, continua a fornecer causa. Há muitos dos fabricantes de decisão política para melhorar essas condições injustas.

Details
OrtSachsen, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)