As ferrovias de bitola estreita da Saxônia fazem uma longa pausa em novembro!
As ferrovias de bitola estreita da Saxônia cessarão suas operações em novembro de 2025. O trabalho de manutenção e a economia são os motivos.

As ferrovias de bitola estreita da Saxônia fazem uma longa pausa em novembro!
Na Saxônia, as ferrovias de bitola estreita estão prestes a fazer uma pausa. De 4 de novembro de 2025 até o final do mês, as principais ferrovias como a Fichtelbergbahn, a Lößnitzgrundbahn e a Weißeritztalbahn interromperão seus serviços para realizar os trabalhos de manutenção necessários. Como Sächsische.de relataram que as locomotivas a vapor estão completamente fora de serviço durante esse período. A decisão de fazer uma pausa também foi tomada devido a medidas de poupança que se prolongarão até ao primeiro fim de semana do Advento.
As ferrovias afetadas são:
- Fichtelbergbahn (Cranzahl – Oberwiesenthal)
- Lößnitzgrundbahn (Radebeul – Moritzburg – Radeburg)
- Weißeritztalbahn (Freital – Dippoldiswalde – Kurort Kipsdorf)
- Zittauer Schmalspurbahn
Manutenção e treinamento
Esta interrupção de actividade não é apenas uma questão de poupança, mas também um tempo necessário para trabalhos de manutenção e formação de novo pessoal. As ferrovias de bitola estreita aproveitam a oportunidade para atualizar rotas e veículos. Por exemplo, está pendente a troca de travessas entre Hammerunterwiesenthal e Oberwiesenthal, que está estimada em cerca de 100 mil euros.
Vale ressaltar que os meses de novembro são tradicionalmente considerados o período mais fraco para as ferrovias, muito frequentadas por turistas. MDR.de destaca que devido à baixa demanda, muitas vezes as operações são suspensas nesse período.
Restrições e implicações financeiras
Além das interrupções ordenadas, as ferrovias de bitola estreita também enfrentam gargalos financeiros. O Ministério de Infraestruturas e Desenvolvimento Regional da Saxónia reduziu ligeiramente o financiamento para estas ferrovias no orçamento duplo de 2025/26. Como Eisenbahn.de relatado, o financiamento será reduzido de 14 milhões de euros para 8 milhões de euros até 2026. Este corte drástico traz consigo numerosos desafios.
A Döllnitzbahn GmbH planeja, entre outras coisas, reduzir seu tráfego de diesel e vapor em 10 por cento em 2025 e 12 por cento em 2026. A Companhia Ferroviária Saxônica-Alta Lusácia também tem que aceitar restrições, especialmente na rota Zittau – Bertsdorf – Kurort Oybin/Kurort Jonsdorf, onde as operações serão suspensas em vários dias da semana. Estas e muitas outras medidas são o resultado das rigorosas medidas de austeridade do governo saxão.
Nestas circunstâncias, não será fácil para os caminhos-de-ferro regionais de bitola estreita continuarem a oferecer uma oferta atractiva aos seus hóspedes no futuro. As próximas semanas serão provavelmente cruciais para determinar como se desenvolverá o destino destas ferrovias históricas.