Tesouros da preservação de monumentos: exposição é inaugurada na Ständehaus Dresden!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Escritório de Estado da Saxônia para a Preservação de Monumentos abrirá uma importante exposição sobre os tesouros culturais da Saxônia no Ständehaus Dresden em 6 de novembro de 2025.

Das Landesamt für Denkmalpflege Sachsen eröffnet am 6. November 2025 eine bedeutende Ausstellung über sächsische Kulturschätze im Ständehaus Dresden.
O Escritório de Estado da Saxônia para a Preservação de Monumentos abrirá uma importante exposição sobre os tesouros culturais da Saxônia no Ständehaus Dresden em 6 de novembro de 2025.

Tesouros da preservação de monumentos: exposição é inaugurada na Ständehaus Dresden!

A cultura na Saxônia passa por uma nova etapa: esta Escritório de Estado para Preservação de Monumentos da Saxônia (LfD) Uma exposição emocionante é inaugurada hoje e enfoca a rica herança do arquivo de monumentos saxões. Esta exposição apresenta as coleções especiais mais importantes na área de preservação de monumentos existentes na Alemanha.

O Arquivo do Monumento Real Saxônico foi fundado em 1908 com o apoio do Ministério do Interior da Saxônia e, desde então, o LfD cuida da extensa coleção. O objetivo destes esforços é capturar e descrever a singularidade do monumento cultural. Os visitantes podem esperar tesouros até então desconhecidos que a exposição coloca sob uma nova luz.

Diversas exposições e tópicos

A exposição de6 de novembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026pode ser visto no Ständehaus em Dresden e inclui uma variedade de exposições impressionantes. As exposições incluem 64 desenhos arquitetônicos, 108 fotografias, cartões postais e slides, 26 documentos escritos e 68 publicações. Uma folha de porta do século XIV, um sino de bronze de 1581 e uma lâmpada original da Ponte Carola em Dresden também fazem parte desta coleção.

A documentação sobre a preservação de monumentos após 1945 e as medidas de regotização na Igreja do Castelo de Chemnitz por volta de 1868 são particularmente fascinantes. As convulsões do século XIX, ilustradas pelas cidades de Freiberg, Wurzen, Zwickau e Leipzig, também são discutidas. Pela primeira vez, a exposição apresenta folhas sobre arte aquática em Bautzen e na Catedral de Meissen, que documentam o desenvolvimento e o registo destes monumentos culturais.

Abertura e horários especiais

A entrada na exposição é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das10h às 16h. Há horários especiais entre o Natal e o Ano Novo: Nos dias23, 29 e 30 de dezembro de 2025pode a exposição de10h às 15hser visitado. Sobre24, 25, 26 de dezembro de 2025bem como em1º de janeiro de 2026No entanto, a exposição permanece fechada.

Para garantir uma visita tranquila, os controles de segurança no Ständehaus devem ser observados. Também é oferecido um programa de acompanhamento com palestras e passeios públicos. O registro é necessário para isso. Uma série de cartões postais e calendários para a exposição também está sendo planejada para oferecer aos visitantes uma lembrança da arte que vivenciaram.

Preservação de monumentos em resumo

O trabalho de Escritório Estadual da Saxônia para Preservação de Monumentos mas vai além desta exposição. O objetivo do escritório é criar uma lista abrangente de monumentos culturais que seja fundamental para a proteção e manutenção desses monumentos. Esta lista de monumentos culturais de acordo com aLei de Proteção de Monumentos Saxônicoscontém descrições detalhadas, mapas e fotografias de monumentos culturais, enquanto os monumentos arqueológicos estão sob a jurisdição da Secretaria Estadual de Arqueologia.

É importante que todos os envolvidos na preservação de monumentos saibam que os objetos que não estão listados podem ser considerados monumentos. As alterações a estes monumentos culturais requerem aprovação ao abrigo da lei dos monumentos, razão pela qual são recomendadas discussões antecipadas com as autoridades responsáveis.

A exposição oferece uma grande oportunidade para conhecer os tesouros e a história da Saxônia sob uma nova perspectiva. Portanto, uma visita vale absolutamente a pena não só para os interessados ​​em história, mas para quem deseja apreciar a história cultural da Saxônia.