Gripe aviária na Saxônia: alerta vermelho para avicultores!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ocorrem os primeiros casos suspeitos de gripe aviária na Saxônia. Os avicultores são convidados a proteger os seus animais e a aderir às medidas de higiene.

In Sachsen gibt es erste Verdachtsfälle von Vogelgrippe. Geflügelhalter sind aufgefordert, ihre Tiere zu schützen und Hygienemaßnahmen einzuhalten.
Ocorrem os primeiros casos suspeitos de gripe aviária na Saxônia. Os avicultores são convidados a proteger os seus animais e a aderir às medidas de higiene.

Gripe aviária na Saxônia: alerta vermelho para avicultores!

A gripe aviária chegou à Saxónia: os primeiros casos suspeitos foram encontrados em aves selvagens individuais. A situação preocupa os proprietários de animais porque o risco de infecção pelo vírus insidioso está a aumentar, inclusive entre os animais de criação. Os avicultores são, portanto, obrigados a alojar os seus animais de forma segura em estábulos e a utilizar aviários que sejam seguros para as aves selvagens. Além disso, medidas rigorosas de higiene são essenciais para proteger os animais da melhor forma possível. Assim MDR relatados, sintomas visíveis, como aumento de mortes ou redução da ingestão de alimentos e água, devem ser relatados imediatamente ao consultório veterinário.

A gripe aviária é uma doença infecciosa altamente contagiosa que é frequentemente fatal, especialmente em espécies avícolas. O especialista recomenda consultar um veterinário em caso de dúvida. Esta medida pode ser crucial para retardar a propagação e garantir a saúde dos animais.

Medidas expandidas e surtos

No entanto, a situação pode piorar. A gripe aviária está se espalhando pela Alemanha e pela Europa. Relatórios recentes mostram que 15.000 animais foram abatidos numa exploração avícola em Baden-Württemberg. Milhares de guindastes já perderam a vida. O ZDF sublinha que a doença animal ocorre durante todo o ano na Alemanha, mas aumenta com a migração das aves no outono. Além disso, o Instituto Friedrich Loeffler (FLI) aumentou o risco de novos surtos para “alto”.

As populações de aves de capoeira são particularmente afetadas em vários estados federais, especialmente em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Brandemburgo, Turíngia, Saxónia-Anhalt e Baixa Saxónia. Até agora, foram registados 29 surtos em aves selvagens em todo o país, sendo o foco particular os grous. Estima-se que cerca de 2.000 grous já tenham morrido devido à gripe aviária esta temporada, realçando a urgência da situação.

Precauções e recomendações

Felizmente, atualmente não existe nenhum risco particular de doenças graves para a população, mas ainda assim é aconselhável ter cautela. É aconselhável evitar o contacto com aves mortas para evitar uma possível propagação do vírus. O notícias diárias apoia esta estratégia e salienta que o contacto com aves selvagens doentes ou mortas deve ser comunicado imediatamente às autoridades.

A agricultura está sob pressão, uma vez que mais de 200.000 animais de criação já tiveram de ser mortos neste outono devido a surtos massivos. Na Baixa Saxónia, por exemplo, 20.500 perus foram abatidos por razões de segurança, enquanto em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, quase 150.000 animais foram vítimas das ordens em duas grandes explorações com galinhas poedeiras. O risco exacto de propagação continua por descobrir, mas uma coisa é clara: é necessária aqui uma boa mão para impedir uma maior propagação e proteger as populações animais.