Os gatos selvagens regressam a Vogtland – esperança para a natureza!
Os Wildcats estão retornando à Saxônia em Vogtland. O monitoramento mostra sucesso na recuperação populacional desde 2022.

Os gatos selvagens regressam a Vogtland – esperança para a natureza!
Chegou finalmente a hora em Vogtland: após anos de especulação, o gato selvagem europeu (Felis silvestris) confirmou oficialmente o seu regresso à Saxónia. A monitorização realizada pelo BUND Sachsen, Sachsenforst e pela Agência Estatal do Ambiente desde 2022 levou à descoberta de gatos selvagens, primeiro em Leipzig e agora também em Vogtland. Isso faz parte do projeto nacional “Florestas selvagens do amanhã”, que funciona até 2028. Como Sächsische.de Segundo relatórios, 15 a 20 gatos selvagens já vivem na floresta ribeirinha de Leipzig, enquanto dois gatos selvagens, incluindo uma fêmea, foram detectados em Vogtland.
O regresso destes tímidos habitantes das florestas é gratificante, pois os gatos selvagens não são gatos domésticos selvagens, mas uma espécie independente que é nativa das florestas da Europa desde a Idade da Pedra. Descobertas pré-históricas mostram que eles são conhecidos pelos humanos há mais de 300.000 anos. Mas o habitat do gato selvagem diminuiu drasticamente devido aos efeitos da agricultura e da construção de estradas e assentamentos, como destaca o Bund Sachsen.
Monitoramento e retorno
Para investigar a presença de gatos selvagens em Vogtland, os pesquisadores usaram o monitoramento de iscas. Na primavera, varas de isca foram colocadas ao longo da fronteira com a Turíngia e preparadas com tintura de valeriana para atrair os animais. Os pelos coletados dos gatos selvagens foram analisados geneticamente semanalmente no Instituto Senckenberg em Gelnhausen. O facto das fêmeas terem grandes exigências no seu habitat é crucial para o estabelecimento da população. Os machos, por outro lado, tendem a seguir em frente em busca de novos territórios, enquanto as fêmeas tendem a permanecer em habitats adequados. Outras medidas de monitorização já estão planeadas para garantir a continuação da existência e do crescimento da população de felinos selvagens em Vogtland.
Modo de vida e ameaças
Os gatos selvagens vivem principalmente em florestas intactas e vários factores ameaçam a sua população. Estes incluem perda de habitat, hibridização com gatos domésticos e mortes no trânsito. Embora o gato selvagem europeu não seja considerado ameaçado de extinção, é protegido na Alemanha. Requer um território de cerca de 2 a 9 quilômetros quadrados, dependendo da disponibilidade de presas. Via de regra, 80% da dieta dos gatos selvagens é composta por pequenos mamíferos, mas ocasionalmente eles também se alimentam de pássaros ou outros animais, como pode ser visto na informação geral na Wikipedia.
No geral, estes avanços são um raio de esperança para a conservação das espécies. Os gatos selvagens são muito populares devido ao seu papel no ecossistema, e verifica-se que uma tendência positiva na população pode ser observada através de medidas de proteção específicas. Resta saber como os gatos selvagens se desenvolverão em sua nova casa em Vogtland e se conseguirão se estabelecer lá a longo prazo.