Fábrica da VW em Zwickau: futuro cheio de esperança apesar das incertezas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Zwickau em foco: Futuro incerto da fábrica da VW, perspectivas positivas e novas oportunidades no setor de carros elétricos.

Zwickau im Fokus: Ungewisse Zukunft des VW-Werks, positive Perspektiven und neue Chancen im E-Auto-Sektor.
Zwickau em foco: Futuro incerto da fábrica da VW, perspectivas positivas e novas oportunidades no setor de carros elétricos.

Fábrica da VW em Zwickau: futuro cheio de esperança apesar das incertezas!

No coração do Estado Livre da Saxônia, há atualmente muita discussão sobre o futuro da fábrica da Volkswagen em Zwickau. Alto Notícias38 Há uma perspectiva positiva, apesar de muitas incertezas. O primeiro-ministro Michael Kretschmer salientou urgentemente que o apoio dos sindicatos e da política federal é urgentemente necessário. A discussão não é apenas sobre a preservação dos empregos, mas também de todo o futuro do local.

Na semana passada, o CEO da VW, Oliver Blume, falou pessoalmente. Ele enfatizou enfaticamente que as preocupações com Zwickau eram levadas a sério. Esta cidade não é apenas uma parte importante da história automóvel, mas também uma pioneira na transição para veículos eléctricos. “Em Zwickau produzimos apenas veículos elétricos para VW, Audi e Cupra”, observa Blume.

Estabilidade e mudança

Cerca de 9.200 funcionários trabalham atualmente na fábrica de Zwickau, que opera em dois turnos. A VW também planeia vender modelos de Zwickau para outras localidades – uma decisão estratégica que também deve ser vista no contexto do crescimento das vendas de carros elétricos. Embora a VW seja agora líder de mercado na Europa, também é claro que as exigências do mercado devem crescer.

Olhando para o futuro, o chefe da VW Sachsen, Danny Auerswald, estava optimista: “Estamos a garantir emprego até 2030 e não vamos fechar quaisquer locais”, disse ele, sublinhando o compromisso de longo prazo da empresa com a região. Mais um passo é o desenvolvimento de uma nova área de negócio na economia circular, que passa pela recuperação de peças e matérias-primas.

Crise dos chips e o futuro dos fornecedores

Mas as incertezas ainda estão presentes, especialmente devido à escassez de chips que está afetando toda a indústria. Mesmo assim, a produção pode ser garantida para a próxima semana. O Ministro da Economia, Dirk Panter, falou no parlamento estadual sobre a dependência da Europa em tecnologias futuras e apelou ao estabelecimento de uma “Fundação Futura para Fornecedores de Automóveis na Saxónia” para ajudar os pequenos e médios fornecedores.

Uma olhada nas raízes históricas da VW mostra que a empresa demonstra continuamente a importância da inovação e da adaptabilidade. Os antigos motores VW refrigerados a ar, por exemplo os típicos motores “VW Tipo 1”, não são apenas intemporais, mas também fazem parte da história móvel da Áustria. Esses motores são conhecidos como máquinas robustas e confiáveis ​​que têm desfrutado de muitas gerações de pilotos. Detalhes podem ser encontrados nas listas interessantes de vwforum.com.

O foco na eletromobilidade e o apoio aos fornecedores são questões centrais que também afetam a indústria automóvel na Áustria. A VW provavelmente continuará a desempenhar um papel importante como participante do mercado num futuro próximo, enquanto, ao mesmo tempo, todo o setor enfrenta desafios.