Preços da eletricidade na Alemanha: preço mais alto entre os países do G20!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, a Alemanha terá os preços de eletricidade mais elevados entre os países do G20. Estão já a ser planeadas medidas para aliviar o fardo.

Deutschland hat 2025 die höchsten Strompreise unter den G20-Staaten. Maßnahmen zur Entlastung sind bereits in Planung.
Em 2025, a Alemanha terá os preços de eletricidade mais elevados entre os países do G20. Estão já a ser planeadas medidas para aliviar o fardo.

Preços da eletricidade na Alemanha: preço mais alto entre os países do G20!

Os preços da electricidade na Alemanha estabeleceram-se como um ponto particularmente doloroso para os consumidores. Em 2025, as análises atuais mostram que a Alemanha será um dos países mais caros do mundo, com 38 cêntimos por quilowatt-hora (kWh). Apenas quatro países, incluindo as Bermudas com os preços mais elevados de 41,97 cêntimos, ultrapassam este valor, seguidos pela Dinamarca e pela Irlanda, que também estão no topo, assim como fr.de relatado.

No primeiro trimestre de 2025, a Alemanha ficou em quinto lugar numa série de 143 países analisados ​​pela Verivox e pelos preços globais da gasolina, com um preço médio da eletricidade de 38 cêntimos por kWh. Esta análise de preços revela que os preços da eletricidade na Alemanha aumentaram 19% desde 2021 e são mais de um quarto superiores aos preços antes da crise energética de 2022. Verivox acrescenta que nestas circunstâncias o preço médio global é de 15 cêntimos por kWh e, portanto, apresenta diferenças preocupantes em relação aos preços locais.

Veja os preços internacionais

Os preços mostram diferenças claras em relação aos países que têm padrões de vida semelhantes. Ajustada pelo poder de compra, a Alemanha caiu para o 22º lugar no grupo do G20 – em 2021 ficou ainda melhor aqui. O que é surpreendente é que as famílias alemãs pagam 11% mais pela electricidade do que as dinamarquesas, embora paguem um pouco mais em termos nominais. Além disso, muitos países com padrões de vida elevados têm preços de eletricidade mais baixos em comparação com a Alemanha, o que sublinha a atratividade destes mercados.

De acordo com as pesquisas, o preço mais barato da electricidade varia dramaticamente em todo o mundo, com o Irão, onde a electricidade custa apenas 0,35 cêntimos por kWh, no topo da lista. Energia Maria dá uma visão geral de que o país com os preços mais estáveis ​​na Europa é a França, que a 23,60 cêntimos por kWh mostra uma clara diferença em relação à Alemanha.

Perspectivas futuras e medidas de alívio

Existem esforços políticos para equalizar a situação das famílias e das empresas. A nova Ministra da Economia, Katherina Reiche, está a planear medidas de alívio que estão definidas no acordo de coligação do governo Merz. O objetivo é reduzir os preços da eletricidade em pelo menos cinco cêntimos por kWh e reduzir o imposto sobre a eletricidade para o mínimo europeu. Novas centrais eléctricas a gás também serão construídas para garantir o fornecimento de energia.

A elevada carga de custos fixos, como impostos e taxas, que representam mais de 50% do preço da eletricidade na Alemanha, está a aumentar a pressão sobre o governo federal para encontrar soluções. O caminho continua difícil, mas com a vontade política necessária, a situação poderá melhorar num futuro próximo.