Potência eólica e patrimônio cultural: a Turíngia Oriental conta com regras claras!
Potência eólica e patrimônio cultural: a Turíngia Oriental conta com regras claras!
Em 4 de junho de 2025, a comunidade de planejamento regional da Turíngia Oriental em Kahla se reuniu para decidir sobre um passo decisivo para o futuro das energias renováveis. Como parte de um processo de participação, o sub -plano factual "Energia eólica e a garantia do patrimônio cultural" é criado para avançar na expansão da energia eólica na região e, ao mesmo tempo, garantir a proteção de importantes monumentos culturais. Isso quer combater o crescimento selvagem das turbinas eólicas, enquanto a natureza e os locais históricos permanecem protegidos. Isso é relatado pelo ABG Netz GmbH, que resume os elementos centrais deste projeto em seu site.O plano prevê cerca de 1,4 % da região para marcar a energia eólica até o final de 2027. Em 2032, deve ser 2,2 % da área de estado, conforme prescrito pelos requisitos da área de energia de Winden (Windbg). Surpreendentemente, apenas 0,4 % do uso do uso de energia eólica no leste da Turíngia é mostrado atualmente - uma queixa que deve ser abordada com o novo plano. Os requisitos legais não foram atendidos com o planejamento anterior criado em 2020, para que agora exista uma necessidade urgente de revisão.
Proteção do patrimônio cultural e da natureza
Uma preocupação central do novo plano é a proteção de 13 locais do patrimônio cultural da Turíngia Oriental, incluindo os impressionantes castelos de Dornburg e o Leuchtenburg. Aqui é dada ênfase especial ao planejamento de restrições para evitar deficiências ópticas. Mas a natureza também não deve cair no esquecimento: os critérios para projetar as novas turbinas eólicas contêm distâncias para usos e preocupações residenciais da conservação da água e da natureza. O Windhlope também desempenha um papel de liderança para garantir que as turbinas eólicas possam realmente funcionar com eficiência.
Como pode ser lido no banco de dados ambiental da Turíngia, os riscos baseados em turbinas eólicas para aves são bastante baixas em comparação com outros perigos, como agricultura e tráfego. No entanto, o planejamento das turbinas eólicas é uma questão sensível, que deve ser levada em consideração, levando em consideração as avaliações de impacto ambiental. O decreto da energia eólica da Turíngia de 2016 também determina zonas tabus duras e suaves para reservas naturais.
Participação dos cidadãos
O rascunho do plano será interpretado publicamente de 14 de julho a 15 de setembro de 2025. Nesta fase, cidadãos, municípios e associações têm a oportunidade de dar suas declarações. O procedimento de participação foi lançado em 26 de junho de 2025 e oferece a oportunidade de descobrir informações centrais e perguntas frequentes. Há também dicas sobre o envio de declarações. Está promovendo que as declarações podem ser enviadas de preferência através do portal de participação on -line.
O planejamento transparente e participativo é de grande importância, especialmente quando se trata de manter o equilíbrio entre o progresso no uso da energia eólica e a proteção da natureza e do patrimônio cultural. Com os últimos desenvolvimentos, o planejamento regional da Thuringia mostra que tem um bom talento para o futuro. Detalhes e informações adicionais são fornecidas no site da Thuringia Regional Planning, onde os documentos do plano correspondentes também estão disponíveis para download.
No geral, resta ver como o plano entra em vigor no próximo ano e quais etapas específicas a seguir. Uma coisa é certa: a discussão sobre energia eólica continuará sendo muito popular no futuro.
Details | |
---|---|
Ort | Kahla, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)