Investigações contra cidadãos do Reich: slogans nazistas descobertos em Heiligenstadt
Em Eichsfeld, o Ministério Público está a investigar “cidadãos do Reich” após discursos de extremistas de direita na assembleia popular estatal em Heiligenstadt.

Investigações contra cidadãos do Reich: slogans nazistas descobertos em Heiligenstadt
Em 22 de junho de 2025, há agitação em Heiligenstadt em torno de uma reunião de “cidadãos do Reich” que ocorreu em 12 de abril. O Ministério Público de Mühlhausen examinou atentamente o discurso de um participante proeminente, Frank Haußner. Haußner chocou o público ao usar o slogan “Tudo pela Alemanha”, que está profundamente enraizado na história da Sturmabteilung Nacional Socialista (SA). De acordo com [Göttinger Tageblatt](https://www.goettinger-tageblatt.de/lokales/eichsfeld-lk/obereichsfeld/ Heiligenstadt-suchen-im-eichsfeld-gegen-reichsbuerger-nazi-losung-im-blick-der-QSRTPB3PFFFKLIQQUJESSEEYFI.html) isso sinaliza uma suspeita inicial de possível relevância criminal de acordo com § 86a do Código Penal (StGB).
A lei em questão proíbe, entre outras coisas, o uso de placas de organizações inconstitucionais e já causou polêmica em muitos lugares. Foi originalmente criado para combater o nacional-socialismo, mas também outras ideologias extremistas e violações podem resultar em até três anos de prisão ou multas. As exceções são trabalhos em artes ou ciências, que são, no entanto, estritamente controlados. Uma visão geral detalhada da base do direito penal pode ser encontrada no artigo da Wikipedia sobre a Seção 86a.
A suspeita e a investigação
A investigação ainda não está concluída. Benedikt Ballhausen, porta-voz do Ministério Público, confirmou que as gravações de áudio e vídeo do discurso de Haußner já haviam sido obtidas. O orador não só questionou a existência da República Federal da Alemanha, mas também utilizou outro material verbal que pertence ao meio extremista de direita. Tal passo já foi visto como decisivo na condenação do conhecido político Björn Höcke em 2024.
A cena “Cidadãos do Reich”, que incluiu cerca de 250 participantes no encontro, está intensamente preocupada com o retorno a um Império Alemão dentro das fronteiras de 1871. O evento foi organizado pela “Associação das Comissões Eleitorais Alemãs” (VDWK), que é considerada a organização guarda-chuva central deste movimento. Além de Haußner, foram anunciados outros palestrantes como Matthes Peter Haug e Klaus Maurer, que também têm ligações com redes de extrema direita. Markus Lowien é suspeito de ter ligações com os “Patriotas Unidos”, que anunciaram publicamente que querem sequestrar Karl Lauterbach. Tais acontecimentos também colocaram a polícia em alerta.
Contexto e outros eventos
O VDWK já está planejando o próximo evento, o “Heimathkongress VDWK 2025”, nos dias 12 e 13 de julho em Eichsfeld. No entanto, as condições de participação estão claramente definidas apenas para pessoas registadas e a localização exacta permanece obscura. Os participantes têm a opção de usar uniformes históricos e símbolos anticonstitucionais. A polícia registou recentemente três violações da lei sobre a utilização de matrículas de organizações inconstitucionais, o que evidencia a situação delicada. Informações sobre o quadro jurídico também podem ser encontradas aqui.
No geral, mostra que o tema das ideologias extremistas e a sua influência na sociedade não é apenas atual, mas também explosivo. As discussões sobre os limites da liberdade de expressão e a repressão de tais crimes são mais importantes do que nunca. Resta saber como continuará a investigação sobre Haußner e que medidas adicionais as autoridades tomarão para evitar uma possível influência de grupos extremistas.