Erfurt introduz nova regra de distância mínima para ciclistas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Erfurt está a introduzir novos painéis informativos sobre a distância mínima para os ciclistas, para promover a segurança e a sensibilização.

Erfurt führt neue Info-Tafeln zum Mindestabstand für Radfahrer ein, um Sicherheit und Bewusstsein zu fördern.
Erfurt está a introduzir novos painéis informativos sobre a distância mínima para os ciclistas, para promover a segurança e a sensibilização.

Erfurt introduz nova regra de distância mínima para ciclistas!

Em Erfurt, a segurança dos ciclistas é muito importante. A partir de agora, novos painéis informativos apontam a distância mínima legalmente exigida de 1,5 metros, que deve ser rigorosamente respeitada nas ultrapassagens de ciclistas. Esta iniciativa faz parte de uma campanha abrangente apoiada em toda a Turíngia por várias organizações, incluindo o General German Bicycle Club (ADFC) e o Verkehrsclub Deutschland (VCD). O objetivo é sensibilizar para esta distância de segurança e assim melhorar a segurança dos ciclistas Turíngia24.

Sophie Seher, da ADFC Turíngia, enfatiza que uma distância segura não só beneficia os ciclistas, mas também facilita a situação do trânsito para os motoristas. A cidade de Erfurt planeia agora realizar controlos reforçados para monitorizar esta distância mínima. Dirk Büschke, responsável pelo ciclismo da cidade, enfatiza a necessidade de controlos e possíveis sanções, a fim de ancorar de forma sustentável a consciência da distância mínima.

Distância mínima mesmo ao ultrapassar pedestres

Mas de onde vem realmente o requisito de 1,5 metros em áreas urbanas e mesmo de 2 metros fora das áreas urbanas? Há uma boa razão para isso: os ciclistas correm frequentemente riscos devido a estradas irregulares, ventos laterais ou deslocações imprevisíveis. Uma distância adequada permite evitar com segurança possíveis obstáculos, como buracos, e evitar a sucção causada pelo vento. Esta regra de segurança não se aplica apenas aos ciclistas, mas também deve ser observada nas ultrapassagens de peões e condutores de trotinetes elétricas, que apresentam maior risco devido à falta de cobertura de proteção, conforme indicado no site ADFC pode ser lido.

Mas a importância dessa distância na prática é demonstrada por uma disputa judicial que eclodiu entre dois ciclistas. Aqui, um ciclista estava andando em uma ciclovia enquanto o outro saiu de uma garagem e mudou repentinamente de direção. O acidente agravou a situação do primeiro ciclista, que ficou ferido e teve que ser levado ao hospital e depois acionado para indenização. O OLG Oldemburgo decidiu que não existe uma distância geral a manter nas ultrapassagens de ciclistas, mas que as circunstâncias de cada caso são decisivas. Neste caso, o tribunal concluiu que o queixoso era parcialmente culpado porque também deveria ter notado a insegurança do outro condutor.

Estes exemplos ilustram porque é que manter a distância mínima é tão crucial, especialmente na cidade. Erfurt depende, portanto, da educação e do controlo para permitir que tanto os ciclistas como os condutores de automóveis interajam com segurança nas estradas.