A sapataria MBaetz” de Erfurt fecha após 18 anos – adeus com festa!
Mechthild Bätz está fechando sua sapataria “MBaetz” em Erfurt após 18 anos. Festa de despedida no dia 13 de dezembro.

A sapataria MBaetz” de Erfurt fecha após 18 anos – adeus com festa!
Uma conhecida loja no centro da cidade de Erfurt fechará em breve as suas portas. Mechthild Bätz, que há 18 anos é conhecida pelos sapatos feitos à mão e de alta qualidade com sua sapataria “MBaetz”, anuncia sua saída. O último dia de vendas será este ano, com uma despedida comemorativa aos seus clientes fiéis marcada para o dia 13 de dezembro. O motivo desta decisão é muito pessoal: Bätz quer iniciar uma nova fase na vida e começar a estudar. Um grande passo que muitos de seus clientes vivenciam emocionalmente.
A “MBaetz” ganhou fama ao longo dos anos, não só pela qualidade, mas também pela individualidade dos calçados que oferece. Seja a elegância simples da marca francesa arca ou os designs atraentes de Cydwoq e tropeçar, a linha oferece algo para todos os gostos. Os calçados que Bätz vende em sua loja vêm principalmente de pequenos fabricantes da Europa e combinam conforto com sustentabilidade.
Uma festa de despedida para os clientes
A anunciada festa de despedida promete ser uma ocasião muito especial. Bätz também procura um sucessor que possa assumir o negócio em regime turnkey, a fim de preservar o caráter único de “MBaetz”. Para muitos de seus clientes fiéis, a loja não é apenas um lugar para comprar sapatos, mas um espaço para reuniões e histórias pessoais.
Mas o encerramento da loja ocorre numa altura em que o setor do calçado aborda cada vez mais questões de sustentabilidade. 14 empresas de moda e calçados, incluindo nomes como Adidas e Puma, aderiram à iniciativa global Moda para sempre conectado. O objetivo desta iniciativa é transformar o modelo linear de produção de calçado “pegar-fazer-descartar” num modelo circular.
Sustentabilidade e circularidade em foco
Numa indústria que produz milhares de milhões de pares de sapatos todos os anos e onde 90% acabam em aterros, os desafios são enormes. O foco está em soluções inovadoras para melhorar a logística reversa e os princípios de design para modelos circulares. “MBaetz” já aposta na qualidade e sustentabilidade na produção, portanto o conceito poderia ser continuado aqui sem problemas.
O mercado de calçados está mudando e, embora a “MBaetz” esteja fechando, o desejo por calçados individuais, de alta qualidade e sustentáveis permanece. A decisão de Bätz não reflete apenas os seus objetivos pessoais, mas também as necessidades de uma clientela intergeracional que valoriza a individualidade e a consciência. A história da “MBaetz” poderia assim chegar ao fim, mas a onda de mudanças na indústria está apenas começando.