Mulheres moldam o futuro de Erfurt: Rede para o Desenvolvimento Urbano!

Am 23.06.2025 moderiert Anna Allstädt eine Veranstaltung zu Stadtgestaltung und gendergerechter Entwicklung in Erfurt.
Em 23 de junho de 2025, Anna Allstädt moderou um evento sobre design urbano e desenvolvimento de gênero em Erfurt. (Symbolbild/NAG)

Mulheres moldam o futuro de Erfurt: Rede para o Desenvolvimento Urbano!

Schottenstraße 7, 99084 Erfurt, Deutschland - Em Colônia estão os sinais de desenvolvimento urbano progressivo, que se concentra no papel das mulheres e suas necessidades. Um evento foi realizado em 23 de junho de 2025, moderado por Anna Allstädt, que visa promover intercâmbio e networking, a fim de fornecer impulsos para o design urbano amigável de gênero. Nesta reunião, quatro mulheres comprometidas de Erfurt e Kalisz participaram e destacaram os desafios e oportunidades que resultam do planejamento inclusivo. A rede Urban-X-Change, apoiada pelo Federal Exterior Office, permitiu a cooperação frutífera entre quatro centros de educação de adultos alemães e parceiros da Ucrânia e da Polônia desde meados de 2024. As atividades culturais e educacionais transfronteiriças são realizadas aqui que colocam o tópico de desenvolvimento urbano na agenda. A participação no evento foi gratuita e o registro não foi necessário. As partes interessadas podem continuar descobrindo mais em volkshochschule@erfurt.de ou no local em Schottenstraße 7.

Um tópico fundamental do evento foi o confisco de perspectivas femininas no planejamento urbano. Este não é apenas um tópico localmente, mas também está sendo discutido mais alto em nível nacional. O Ministério Federal de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Construção (BMWSB) desenvolveu recentemente diretrizes para a política de desenvolvimento urbano amigável de gênero. Estes foram apresentados em Berlim como parte de um evento especializado e de rede em 6 de março de 2025, antes do Dia Mundial da Mulher. As diretrizes devem ajudar a implementar ativamente a igualdade de mulheres e homens no espaço público. A "New Leipzig Charter" serve como um importante documento importante para um bom desenvolvimento urbano comum na Europa.

Desafios e abordagens atuais

Um problema comum no planejamento urbano é que as necessidades de mulheres, crianças e idosos são frequentemente negligenciados, enquanto os conceitos de planejamento dominado por homens ganham vantagem. Um livro recém -publicado, "Desenvolvimento urbano amigável de gênero: como construímos uma cidade para todos", fornece informações sobre esse tópico e mostra como a melhor inclusão das necessidades de mulheres e meninas pode melhorar significativamente a qualidade dos espaços públicos. O autor compartilha exemplos de práticas na Alemanha e na Europa e oferece abordagens para realinhar o desenvolvimento urbano.

  • Mobilidade
  • Desenvolvimento distrital
  • Construção de moradia
  • Espaços verdes e abertos

O livro é destinado às pessoas responsáveis ​​no planejamento urbano, arquitetura e política e será publicado no final de setembro de 2024. Promete contribuir significativamente para o debate sobre um design de interiores urbanos mais justos e já pode ser ordenado a Springer Gabler.

o caminho para a igualdade

Juntamente com as novas diretrizes e os impulsos resultantes de eventos como os de Colônia, cidades e municípios estão trabalhando para repensar suas abordagens de planejamento. A discussão sobre igualdade e justiça de gênero no desenvolvimento urbano está se tornando cada vez mais alto. No futuro, é importante criar um ambiente que vale a pena viver para todos os envolvidos. As diretrizes incluem oito pontos importantes, incluindo:

  1. Forte representação e incluindo a participação de todos os grupos sociais.
  2. Aumento da visibilidade no espaço público.
  3. Mobilidade e acessibilidade justas.
  4. Vida e segurança de qualidade.
  5. Consideração do trabalho de assistência.
  6. Promoção de cidades saudáveis.
  7. Ajuste climático sensível ao gênero.
  8. Estrutura de resiliência no desenvolvimento urbano.
  9. Por meio dessas iniciativas, uma mudança real pode ser iniciada no planejamento urbano, que não apenas leva em consideração as necessidades das mulheres, mas também dá uma olhada em toda a sociedade. Os próximos meses prometem desenvolvimentos emocionantes no desenvolvimento urbano amigável de gênero, e podemos estar empolgados em ver como esses tópicos se desenvolverão.

    Se você quiser saber mais sobre o evento em Colônia, dê uma olhada em Erfurt.de. Para obter informações detalhadas sobre o desenvolvimento urbano favorável ao gênero, visite urban-policy.com e National-stadt Development Policy.de.

Details
OrtSchottenstraße 7, 99084 Erfurt, Deutschland
Quellen