Lute contra notícias falsas: a esquerda exige educação da mídia na Thuringia!

Die Linke bringt im Thüringer Landtag einen Antrag zur Bekämpfung von Desinformation ein, um die Demokratie zu schützen.
A esquerda traz uma aplicação para combater a desinformação no Parlamento da Turíngia para proteger a democracia. (Symbolbild/NAG)

Lute contra notícias falsas: a esquerda exige educação da mídia na Thuringia!

Gera, Deutschland - O debate sobre desinformação e notícias falsas está cada vez mais ganhando direção. Isso está particularmente atualizado no Parlamento do Estado da Turíngia, onde a facção Linke enviou um pedido para combater a desinformação direcionada e a agitação digital. Os parlamentares Katharina König-Preuss enfatizam como a informação falsa é perigosa para a nossa democracia. Na sua opinião, temos que começar cedo para treinar jovens para lidar com informações. tixio relata que a aplicação fornece medidas como educação de mídia obrigatória nas escolas. Os alunos devem aprender a reconhecer notícias falsas e mitos da conspiração.

Um ponto central na argumentação de König-Preuss são os incidentes na Thuringia experimentados até agora, como avisos falsos de convocação em gera e resultados das eleições manipuladas. Isso não é apenas irritante, mas também questiona a integridade dos processos democráticos. Para neutralizar isso, o aplicativo exige uma novela da Lei da Transparência e o estabelecimento de um centro de pesquisa que lida mais intensamente com o tópico. A responsabilidade dos operadores da plataforma também deve ser fortalecida para conter a propagação de desinformação.

escolas como os primeiros pontos de contato

Um grande foco está nas escolas, onde os jovens devem aprender as habilidades necessárias para lidar com as informações criticamente. ) Especialmente em tempos de crise, as pessoas são mais suscetíveis a esse conteúdo. Ao mesmo tempo, acontece que a baixa confiança nas instituições políticas e de mídia aumenta a receptividade às notícias falsas.

Os cientistas acham que não são necessariamente mais pessoas que acreditam em desinformação, mas se tornaram mais presentes. Ao mesmo tempo, observa -se frequentemente que notícias falsas e contagens de conspiração são usadas para desacreditar fontes de notícias. Em tempos de crise, o número dessas informações negativas aumentou.

alfabetização da mídia como uma chave

A alfabetização da mídia é vista por muitos como a chave para lidar com notícias falsas. Isso não inclui apenas o reflexo crítico do conteúdo da mídia, mas também o conhecimento de como as informações podem ser avaliadas. ) Portanto, é importante tomar medidas direcionadas para promover a confiança em mídias graves a longo prazo.

Para enfrentar os desafios da desinformação, é aconselhável comparar fontes diferentes e verificar o fundo das informações. A União Europeia já tomou medidas para promover iniciativas como "UE vs. Disinfo" - para que a disseminação de notícias falsas seja isolada. Isso mostra que é necessária uma combinação de ofertas educacionais e requisitos legais claros para proteger nossas democracias.

Details
OrtGera, Deutschland
Quellen