Choque das eleições sinodais: o pastor Schübel permanece sem maioria!

Der Fränkische Bund kritisiert die Wahl des Superintendenten in Hildburghausen, während vier Kirchenkreise fusionieren wollen.
A Confederação Franconiana critica a escolha do superintendente em Hildburghausen, enquanto quatro distritos da igreja querem se fundir. (Symbolbild/NAG)

Choque das eleições sinodais: o pastor Schübel permanece sem maioria!

Hildburghausen, Deutschland - Em um emocionante ponto de virada para as igrejas protestantes no sul da Turíngia, os sínodos enfrentam uma decisão importante. A Confederação Franconiana criticou recentemente a escolha do único candidato à posição do superintendente, o pastor Reiner Schübel. Isso perdeu a maioria necessária de dois terços do último sábado.

Os deputados que vêm dos círculos de Hildburghausen-Eisfeld, Sonneberg, Meiningen e Henneberger Land têm uma divisão especial do caminho a ser superado. No futuro não muito distante, os círculos da igreja, como já decididos, devem se fundir em 1º de janeiro de 2026 e, assim, formar uma nova unidade da igreja.

Fusão dos círculos da igreja

Já em 8 de junho de 2024, ocorreu um sínodo especial no Volkshaus de Meiningen. O objetivo era coordenar o pedido de fusão de quatro círculos da igreja. Os Sínodos decidiram com uma "maioria excessiva" para o que o curso para o futuro definiu. The newly founded church district will bear the name "ev. Kirchenkreis Südthüringen", according to the information from Kirchenkreis Meiningen . Isso se estende de Kaltenlengsfeld no Rhön a Neuhaus-Schierschnitz e de Zella-Mehlis para a cidade de Holdburg-Number.

A sede do Superintendur estará em Meiningen, e os representantes de Sonneberg e Hildburghausen estão planejados. Essa fusão anda de mãos dadas com a esperança de que as condições da estrutura de longo prazo para o trabalho da igreja na região sejam criadas.

Desafios e preocupações

A fusão não é apenas um motivo para ser feliz. Os membros dos municípios têm grandes preocupações e medos sobre as próximas mudanças. As explosões para a fusão estão ocorrendo desde 2022, e o primeiro curso foi estabelecido no início de 2024. "Fomos a favor de uma solução muito grande no sul da Turíngia", disse os responsáveis, que estão preocupados com o futuro das igrejas e o desenvolvimento dos membros, pois as previsões mostram que uma fusão de apenas dois círculos da igreja em 2025 também traria desafios. De acordo com ekm , as mudanças estruturais devem ser realizadas no caso de 25 funcionários para reagir à queda.

No geral, o grande distrito da Igreja planejado compreende 169 paróquias com mais de 50.000 membros. Mesmo que surja uma nova unidade, a questão da identidade permanece. A Confederação Franconiana gostaria de uma auto -confiança semelhante na nomeação do círculo da nova igreja, como os sinodais mostraram na eleição como superintendente. As discussões são iniciadas e os próximos passos são aguardados ansiosamente.

Details
OrtHildburghausen, Deutschland
Quellen