A onda de calor atinge a Renânia do Norte-Vestfália: até 40 graus no início da semana!
Onda de calor ameaça na Renânia do Norte-Vestfália com temperaturas de até 40 graus. Advertências e dicas de saúde são urgentemente necessárias.

A onda de calor atinge a Renânia do Norte-Vestfália: até 40 graus no início da semana!
Na Renânia do Norte-Vestfália, julho de 2025 começará com dias muito quentes. As temperaturas podem chegar a 40 graus, conforme informou o Serviço Meteorológico Alemão (DWD). Hoje, dia 30 de junho, as máximas já são agradáveis 33 graus, mas isso é só o começo. São esperados até 37 graus para amanhã, 1º de julho – já foi publicado um alerta oficial de calor extremo.
Na quarta-feira, 2 de julho, poderá ficar muito quente com temperaturas entre 35 e 39 graus, com algumas regiões, especialmente a Baía de Colônia, o Baixo Reno e a região do Ruhr, esperando os valores mais elevados. Os meteorologistas salientam que estas temperaturas são recordes, embora o valor mais elevado absoluto de 41,2 graus, medido em 25 de julho de 2019 em Tönisvorst e Duisburg-Baerl, ainda não tenha sido alcançado.
Onda de calor e suas consequências
Esta onda de calor não afecta apenas a Renânia do Norte-Vestefália. Outros estados federais, como Hesse, Baden-Württemberg e Renânia-Palatinado, também esperam temperaturas extremamente altas de até 40 graus. Já existem avisos de calor em muitas regiões, incluindo Lisboa e algumas cidades de Itália. O calor que flui de Espanha para a Alemanha é classificado pelas autoridades como um risco para a saúde.
Os riscos para a saúde não devem ser subestimados. De acordo com isso Instituto Robert Koch Idosos, mulheres grávidas, crianças e pessoas com doenças crónicas anteriores estão particularmente em risco. Os especialistas recomendam beber bastante água, evitar o sol e manter os espaços internos frescos nos dias quentes.
Preparativos e recomendações
Dado o calor persistente, é aconselhável preparar-se com bastante antecedência para os próximos dias. Os meteorologistas recomendam reprogramar as atividades esportivas para as horas mais frias da manhã ou da noite. Você deve evitar os raios solares se possível, especialmente nas horas mais quentes, entre 11h e 18h.
Espera-se uma ligeira recuperação nos próximos dias, mas apenas no final da semana. Na quinta-feira, 3 de julho, as temperaturas podem cair até 10 graus, com máxima de 25 a 27 graus. Antes disso, trovoadas de calor são possíveis a partir da noite de quarta-feira, enquanto chuvas torrenciais podem ocorrer, especialmente na quinta-feira.
Esta onda de calor, que dura mais de meia semana, é rara na Alemanha e exige uma gestão sensata do calor que reúna vários ministérios e instituições. O Serviço Meteorológico Alemão e as autoridades de saúde estão a trabalhar intensamente para informar a população e torná-la consciente dos riscos para a saúde.
Parece que estamos em um momento quente. Mantenha-se hidratado e tenha cuidado quando as temperaturas ultrapassarem os 30 graus!