Marion Seidler: O novo oficial de diversidade traz uma lufada de ar fresco para Jena!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Marion Seidler será a nova responsável pela diversidade na Ernst Abbe University Jena a partir de 1 de julho de 2025. Objetivo: Promover a diversidade.

Marion Seidler wird neue Diversitätsbeauftragte der Ernst-Abbe-Hochschule Jena ab 1. Juli 2025. Ziel: Förderung von Diversität.
Marion Seidler será a nova responsável pela diversidade na Ernst Abbe University Jena a partir de 1 de julho de 2025. Objetivo: Promover a diversidade.

Marion Seidler: O novo oficial de diversidade traz uma lufada de ar fresco para Jena!

Marion Seidler assumiu seu novo cargo como oficial de diversidade na Ernst Abbe University Jena (EAH Jena) em 1º de julho de 2025. A coordenadora do programa de professores, nomeada em 2020, traz uma lufada de ar fresco à estratégia de promoção da diversidade na universidade. Nos próximos três anos, ela sucederá Bettina Staudenmeyer, que está no cargo desde novembro de 2024 e esteve no cargo até o final de junho de 2025.

Seidler está intensamente envolvida no Escritório de Diversidade desde 2024. Seu objetivo é claro: ela quer aumentar a visibilidade da diversidade na universidade. Ela vê a diversidade como um desafio multidimensional que vai além da identidade de género ou da orientação sexual. A origem étnica e social, a idade, as capacidades físicas e psicológicas, a religião e a formação educacional são igualmente importantes. Ao planejar iniciativas como um dia anual da diversidade, palestras e exposições, ela quer criar espaço para diálogo e intercâmbio.

Diversidade e medidas

Na primavera de 2020, a EAH Jena decidiu avaliar o estado atual das suas medidas de diversidade como parte da auditoria de diversidade “Shaping Diversity” da Stifterverband. O processo durou dois anos e foi liderado pelo Prof. Dr. Frank Linde acompanhado. Nesse período, foram formados seis grupos de trabalho que trataram de forma mais intensa o tema da diversidade. Um destes grupos, que visa promover a sensibilidade à diversidade no ensino, está a planear introduzir um módulo para o semestre de inverno 2023/2024 intitulado “A diversidade importa: cultura e idade”.

Seidler também está planejando workshops e treinamento para professores e funcionários sobre linguagem inclusiva e interações não discriminatórias. As estruturas criadas desta forma não só promoverão o intercâmbio entre os membros da universidade, mas também permitirão revisões críticas regulares das estruturas existentes - tais como procedimentos de nomeação e anúncios de emprego - a fim de quebrar barreiras inconscientes.

A caminho de uma universidade inclusiva

A importância da diversidade no ensino superior está aumentando constantemente. O Instituto HIS para o Desenvolvimento Universitário examinou em vários relatórios como a inclusão e a diversidade estão ancoradas nas universidades. Segundo a revista de desenvolvimento universitário ZFHE, publicada em 2020, a gestão da diversidade (DIM) é essencial para fazer justiça aos diferentes grupos e para criar um ambiente em que todos se sintam pertencentes.

Na EAH Jena estamos conscientes desta responsabilidade e estamos a abordar ativamente várias iniciativas para ancorar a diversidade como um importante alicerce para a qualidade nos estudos, ensino e investigação. A universidade também planeia desenvolver conceitos holísticos de diversidade através da iniciativa “Diversidade nas Universidades Alemãs”, que também inclui iniciativas locais e fortalece as redes existentes.

Marion Seidler enfatiza: “A diversidade é um enriquecimento”. E é justamente com essa abordagem que ela aborda sua nova posição. Ela está à disposição dos membros da universidade para perguntas e preocupações. Qualquer pessoa interessada pode contatá-los diretamente em marion.seidler@eah-jena.de ou saber mais no site do oficial de diversidade.