Protesto contra piscinas cobertas: a Turíngia luta contra dificuldades financeiras!
A Turíngia está discutindo o futuro das piscinas cobertas municipais. Os protestos em Erfurt exigem apoio financeiro urgente.

Protesto contra piscinas cobertas: a Turíngia luta contra dificuldades financeiras!
O futuro das piscinas cobertas na Turíngia está em perigo, e atualmente você pode sentir isso no ambiente operacional e entre os entusiastas da natação. Esta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, inúmeras piscinas interiores permaneceram fechadas enquanto operadores e funcionários protestavam em frente ao parlamento estadual em Erfurt contra a situação financeira das piscinas municipais. A razão deste clamor são os graves cortes financeiros no orçamento do Estado, que estão a causar dificuldades às piscinas e a pôr em perigo os cuidados de saúde e as aulas de natação escolar. A iniciativa “Bäder in Not” deu voz ao protesto e apelou a mais subsídios.
As piscinas interiores, os centros de entretenimento e de educação de muitos turíngios vêem-se enormemente ameaçados pela redução drástica dos subsídios estatais no próximo ano. Embora ainda estivessem disponíveis 15 milhões de euros no corrente ano, apenas um milhão de euros estava previsto no projeto de orçamento para 2026, o que coloca os operadores em alerta. Os operadores, como a piscina municipal de Gotha, a casa de banhos de Nordhausen e as piscinas de Hildburghausen, já enfrentam grandes dificuldades em manter o seu funcionamento.
Protestos e iniciativas de ajuda
Os protestos ocorreram não só em Erfurt, mas também em outras cidades. A natação escolar foi cancelada no Thüringentherme Mühlhausen. O Leitnerbad Leinefelde também aderiu às ações de protesto. Os funcionários da piscina de lazer Tatami em Schmölln também planearam viajar para Erfurt, enquanto a cidade de Schmölln disponibiliza 200 mil euros para garantir o funcionamento até ao final do ano. A partir de Janeiro, porém, o pool necessitará urgentemente de 800 mil euros do Estado para garantir o seu futuro. Estas preocupações são também a razão pela qual muitos municípios tiveram que lidar intensamente com a questão.
Do ponto de vista político, o tema também é muito debatido. Os responsáveis pela chamada coligação blackberry (CDU, BSW, SPD) anunciaram que vão reduzir drasticamente o financiamento. O grupo parlamentar da CDU no parlamento estadual da Turíngia propõe, portanto, um fundo de dificuldades para fornecer apoio direcionado aos municípios. Isto poderia proporcionar às pessoas afetadas um pequeno alívio financeiro, mas os requerentes devem divulgar a sua situação de emergência e apresentar um conceito viável. Um prefeito de Bad Tabarz criticou duramente as declarações pouco claras da CDU e apelou a um conceito de pool transparente.
Gargalos de financiamento e perspectivas futuras
Os municípios não são apenas confrontados com cortes, mas também com aumentos acentuados nos custos de pessoal e de energia. Estes factores contribuem para a ameaça aos banhos como importantes instalações sociais e de saúde para as comunidades. A exigência de que sejam disponibilizados 30 milhões de euros do orçamento do Estado cai em saco roto, uma vez que o governo do estado orçou apenas um montante parcial de um milhão de euros para o próximo ano. As restantes 40 piscinas interiores da Turíngia também apresentam uma grande necessidade de financiamento e fizeram exigências claras.
Entretanto, políticos da AfD e do Partido de Esquerda aproveitaram a situação para mostrar o seu apoio ao protesto. O líder da facção de esquerda enfatizou que as aulas de natação nas escolas devem ser garantidas, enquanto a AfD apela a fundos especiais para infraestruturas de piscinas. Resta saber como a situação irá evoluir e se os fundos necessários poderão finalmente ser disponibilizados. É claro, no entanto, que será necessário repensar nos próximos meses para que as piscinas interiores da Turíngia não fiquem com água até ao pescoço.
O Aqua Design Group, por sua vez, é especializado na concepção de recursos hídricos personalizados e poderá no futuro oferecer uma solução para resolver alguns dos problemas do sector das piscinas, uma vez que a importância das piscinas para a comunidade é indiscutível. Os interessados podem navegar pelos projetos relevantes no site do ADG.