Outubro chuvoso: a Turíngia quase não tem sol e muita água!
Outubro de 2025 na Turíngia: 28% mais chuva, quase nenhum sol e temperaturas acima da média de longo prazo. Saber mais.

Outubro chuvoso: a Turíngia quase não tem sol e muita água!
Outubro de 2025 será um verdadeiro mês de aguaceiros na Turíngia. Com uma precipitação intensa de 28% a mais do que o habitual e apenas uma exibição fragmentária da luz do sol, quase se poderia falar de um Outubro sombrio. A temperatura média é de 9,2 graus Celsius, 0,8 graus acima da média de longo prazo de 8,4 graus, determinada entre 1961 e 1990. Isso relata n-tv.
A Floresta da Turíngia recebeu gotas de água em números particularmente grandes. Os registos locais registam mais de 170 litros de chuva por metro quadrado, enquanto o norte da Bacia da Turíngia permanece comparativamente seco, com cerca de 30 litros. Em todo o estado, a precipitação média em outubro é de 61 litros por metro quadrado – um claro aumento em comparação com a média de longo prazo de 48 litros.
Pouco sol, muita chuva
Mas não é apenas a chuva que é notável: a duração do sol de apenas 63 horas é uma das mais baixas registadas na Turíngia desde o início dos registos meteorológicos. Para efeito de comparação: a média de longo prazo é de 107 horas. A Turíngia sublinhou mais uma vez a sua reputação como um dos estados federais mais ensolarados.
Numa comparação nacional, a Alemanha apresenta um quadro semelhante. A temperatura média nacional é de 9,9 graus Celsius, ou seja, 0,9 graus acima do valor histórico de referência. A humidade também é perceptível aqui: a precipitação total de 79 litros por metro quadrado é 42% superior à média de longo prazo. A duração do sol em toda a Alemanha é de 79 horas, valor que este ano só é menor em janeiro.
Dados meteorológicos históricos e tendências
Uma análise dos dados dos últimos anos mostra que estes fenómenos climáticos extremos já não são incomuns. O arquivo meteorológico de Meteocentro documenta valores de precipitação e tendências de temperatura de 2005 a 2025 e ilustra claramente as tendências dos últimos anos. Gráficos interativos e dados mensais detalhados estão disponíveis para os interessados.
Um dos aspectos interessantes dos dados meteorológicos é que as flutuações nas temperaturas e na precipitação têm sido registadas por densas redes de medição desde o final do século XIX. O Serviço Meteorológico Alemão ( DWD ) também possui gráficos de séries temporais para valores máximos de temperatura e precipitação desde 1881, enquanto nossas informações sobre a duração da insolação só foram documentadas desde a década de 1950. Esses dados históricos ajudam a compreender o aquecimento contínuo e as mudanças climáticas.
Em resumo, o viajante mimado de domingo na Turíngia em outubro deveria definitivamente levar uma capa de chuva. As condições meteorológicas são menos convidativas nos dias de hoje, mas não devemos perder a esperança de que em breve o sol fará mais do que uma breve visita!