A Neusitz está comprometida com o futuro: 1,2 milhões de euros para aquecimento local verde!
Descubra como uma fazenda leiteira em Neusitz salvou sua planta de biogás e construiu uma rede de aquecimento eficiente.

A Neusitz está comprometida com o futuro: 1,2 milhões de euros para aquecimento local verde!
Em Neusitz, uma pequena cidade, está a ser planeado um projecto interessante com a conversão de uma quinta num moderno sistema de fornecimento de calor. Uma rede pública de aquecimento local, controlada por uma central combinada de calor e energia (CHP), destina-se a abastecer não só a própria empresa, mas também outros edifícios da zona no futuro. O ambicioso plano prevê a instalação de um tubo de aquecimento local com cerca de dois quilómetros de comprimento, que transportará o calor gerado para um tanque tampão de armazenamento de 60 mil litros. Isto significa que o calor pode ser utilizado de forma eficiente em vez de ser perdido sem utilização. Como relata o Bauernzeitung, a fazenda é responsável por todo o planejamento e construção da própria linha.
Um bom passo em direção à eficiência: o calor é transferido para o circuito de aquecimento da escola regular através de modernos trocadores de placas. Graças ao dimensionamento inteligente do armazenamento temporário, o sistema também pode ser conectado a outros edifícios, como um prédio de apartamentos, várias residências unifamiliares e o centro comunitário, se necessário. Isto não só torna o negócio agrícola preparado para o futuro, mas também oferece aos residentes um pouco mais de independência em relação aos combustíveis fósseis.
Financiamento e apoio ao projeto
Foram orçamentados 1,2 milhões de euros para a implementação deste projeto. O estado e o distrito dão o exemplo na promoção das energias renováveis com uma subvenção no valor de 536 mil euros. Destes, 471 mil euros provêm do “Financiamento Federal para Redes de Calor Eficientes (BEW)” do BAfA, enquanto o distrito disponibiliza 65 mil euros. Esta iniciativa de financiamento visa levar as redes de aquecimento térmico a um nível neutro em termos de gases com efeito de estufa e, assim, contribuir para alcançar os objetivos climáticos.
O BAfA lançou um programa de financiamento para este fim que está dividido em quatro módulos. Estes módulos abrangem, entre outras coisas, estudos de viabilidade para sistemas de fornecimento de calor concebidos para mais de 16 edifícios ou mais de 100 unidades residenciais. No âmbito do programa podem ser financiados até 2 milhões de euros por candidatura.
Relevância social da transição térmica
A mudança para sistemas de aquecimento eficientes é um passo importante para um fornecimento de energia respeitador do clima. O que é particularmente impressionante no projecto Neusitz não é apenas a implementação técnica, mas também a possibilidade de incorporar futuros projectos de construção no fornecimento de calor através de infra-estruturas inteligentes. Isto promove o desenvolvimento sustentável na região, porque as futuras ligações de edifícios residenciais adicionais à rede de aquecimento local mostram que existe aqui um grande potencial.
Tais projectos não só promovem a protecção do clima, mas também fortalecem a comunidade porque o fornecimento de energia é organizado localmente. Um exemplo de sucesso que certamente poderia abrir um precedente.