Liberdade para Maja T.: Demonstração em Meiningen exige retornar à Alemanha
Liberdade para Maja T.: Demonstração em Meiningen exige retornar à Alemanha
Em Meiningen, entre 30 e 40 pessoas se reuniram em 20 de junho de 2025 para demonstrar para a liberação do ativista Maja T. preso na Hungria. O evento foi organizado por vários grupos de esquerda e começou às 18h. no pátio da estação. Os participantes, principalmente mais jovens, estavam em solidariedade e não apenas exigiram o lançamento de Maja T., mas também seu retorno à Alemanha."Maja está isoladamente e não espera procedimento justo na Hungria", disse um porta -voz dos organizadores. O trem de demonstração liderou por várias ruas da cidade: Lindenallee, Charlottenstraße, Leipziger Straße, Bernhardstraße e Georgstrasse, ao mercado. Em várias estações, incluindo a villa de Struppsche, foram mantidos discursos nos quais a situação atual de Maja T. foi explicada. Seu pai, que participou da demo, também comentou as condições desoladas de detenção e a dimensão política do processo.
greve de fome e discussão judicial
Conforme relatado] (https://www.dw.com/en/german-activist-maja-goes-on-hon-in-hungary/a-72821582), Maja T. tem sido um ativista alemão não binário, desde junho de 2024 em uma cela de prisão de Budapeste, onde ela vive em detalhes. Desde 5 de junho de 2025, ela está em greve de fome para apontar as condições insustentáveis, incluindo vigilância permanente em vídeo e usar algemas fora de sua cela. Isso aconteceu depois que foi entregue da Alemanha para a Hungria.
A prisão de Maja T. está no contexto de um processo que começou em 21 de fevereiro de 2025. É acusado de violar várias pessoas em fevereiro de 2023 como parte de uma marcha extremamente direita em Budapeste. O sistema jurídico húngaro poderia impor uma sentença de prisão de até 24 anos, o que provavelmente não seria o caso na lei alemã. Maja T. rejeitou uma oferta de comparação especificada de 14 anos de prisão porque denunciou as condições injustas para grupos marginalizados na Hungria. O Tribunal Constitucional Federal na Alemanha classificou a entrega como ilegal.
Clima político na Hungria
A situação em torno de Maja T. faz parte de uma tendência maior na Hungria, que é criticada repetidamente quando se trata dos direitos da pessoa LGBTQ+. As leis foram introduzidas desde 2021 que são especificamente direcionadas contra a comunidade LGBTQ+e, de acordo com uma lei recentemente decidida, o governo pode proibir eventos de orgulho. Esses desenvolvimentos representam um corte profundo na igualdade procurada na Europa, bem como no [Yahoo Nachrichten] (https://de.yahoo.com/pride-monat-paraden-f%c3%BCR- mehr-180212075.html).
O mês do orgulho participou de ações de protesto em várias cidades européias, como Varsóvia e Budapeste, para demonstrar os direitos da comunidade LGBTQ+. Em Budapeste, a parada do orgulho ocorreu pela 29ª vez e não apenas abordou a homofobia, mas também as crises sociais e ecológicas.
A demonstração em Meiningen e todo o apoio que Maja T. recebe de vários grupos políticos e sociais mostra claramente a urgência para mudar a situação legal e um retorno a procedimentos justos na Europa.
Details | |
---|---|
Ort | Meiningen, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)