A Turíngia ganha mais médicos e enfermeiros: um raio de esperança para a saúde!
A Turíngia está a investir na saúde: mais médicos e enfermeiros em 2024, aumentando os casos de tratamento e o reconhecimento de qualificações estrangeiras.

A Turíngia ganha mais médicos e enfermeiros: um raio de esperança para a saúde!
Muita coisa está acontecendo no sistema de saúde da Turíngia. O aumento do número de funcionários nos hospitais está a gerar uma resposta positiva. Alto thueringen.de Em 2024, trabalhavam nas clínicas locais uma média anual de 4.848 profissionais em tempo integral. Em comparação com os 4.771 colaboradores em 2023 e os 4.672 em 2022, isto representa uma tendência encorajadora. E não é só isso: o número de profissionais de enfermagem também aumentou, com 12.251 funcionários cuidando de pacientes. Isso é significativamente mais do que os 11.914 funcionários do ano anterior.
Uma análise das estatísticas de tratamento mostra que os casos de internamento total aumentaram 2,2 por cento, para 530.164, entre 2023 e 2024. Curiosamente, o tempo médio de permanência nos hospitais foi de 7,1 dias - uma pequena diminuição em comparação com 7,2 dias em 2023. Apesar destes desenvolvimentos positivos, ainda existem vagas não preenchidas nos hospitais, indicando uma elevada procura contínua de trabalhadores qualificados.
Equipe médica em ascensão
A Associação dos Hospitais Estatais da Turíngia avalia a situação com otimismo. O diretor administrativo, Rainer Poniewaß, enfatiza que a profissão médica se tornou mais atraente e que os jovens e, em particular, especialistas estrangeiros, vêm cada vez mais para a Turíngia. Um factor decisivo: cerca de dois terços dos procedimentos de reconhecimento profissional concluídos na Turíngia em 2024 foram solicitados por médicos e enfermeiros estrangeiros. Foram concluídos 922 procedimentos de reconhecimento de qualificações profissionais estrangeiras.
A necessidade de pessoal qualificado é também sublinhada pelos desenvolvimentos técnico-médicos e pelos crescentes requisitos de qualidade dos medicamentos. Está ficando cada vez mais claro: clínicas, consultórios médicos e laboratórios se beneficiam do intercâmbio internacional e do envolvimento de especialistas. Mas e o quadro jurídico para trabalhadores qualificados estrangeiros?
Reconhecimento de qualificações estrangeiras
Para trabalhar como médico, dentista, farmacêutico ou psicoterapeuta na Alemanha, é necessária uma licença válida ou uma autorização profissional temporária. O Gabinete de Administração do Estado da Turíngia, que também é responsável pelo pedido, fornece informações sobre este assunto. É possível solicitar as duas licenças ao mesmo tempo, o que facilita aos afetados o exercício de suas atividades profissionais durante o período de tramitação. Isto também significa que devem ser demonstradas competências linguísticas adequadas. Portanto, quem pensa em trabalhar na Turíngia deve consultar as informações do Escritório de Administração do Estado da Turíngia alegar.
Estamos indo para o futuro com uma sensação obviamente boa. Resta saber como evoluirá a situação, mas os números actuais dão esperança e mostram a importância da formação e integração de jovens e especialistas estrangeiros para continuar a cumprir com sucesso este exigente trabalho no sistema de saúde.