Temporada de espargos da Turíngia 2025: best-seller apesar de um ano medíocre!
A temporada de espargos da Turíngia terminou no distrito de Unstrut-Hainich em 24 de junho de 2025. A colheita foi estável, mas desafiadora.

Temporada de espargos da Turíngia 2025: best-seller apesar de um ano medíocre!
A temporada de espargos da Turíngia de 2025 terminou oficialmente e os agricultores podem relembrar uma colheita mista. “Não foi um grande ano, mas também não foi um ano ruim”, diz Jan Niclas Imholze, diretor-gerente da Spargelhof Kutzleben, descrevendo a situação. Em Kutzleben, os produtores venderam toda a colheita, o que é motivo de alegria para muitos. Com um rendimento de 8 a 9 toneladas de espargos por hectare, a laranja da colheita de espargos, que tradicionalmente termina no dia 24 de Junho (Dia de São João), no final da época, é estável e satisfatória.
Os espargos eram cultivados localmente em cerca de 120 hectares, um desenvolvimento positivo após anos de declínio. Mas os desafios permanecem: os problemas com a mosca dos espargos, a infestação de pragas e a perda de ingredientes activos importantes da UE estão a afectar os agricultores. A comercialização ocorre principalmente através de associações de vendas e supermercados, e a comercialização direta através de fornecedores regionais também está se tornando cada vez mais importante. Cada vez mais consumidores demonstram interesse em comprar espargos diretamente ao produtor para desfrutar da qualidade e frescura dos produtos da Turíngia.
Uma olhada na Turíngia
A Turíngia estabeleceu-se como uma área confiável de cultivo de espargos. Em 2025, as áreas cultivadas totalizaram 306 hectares, e o estado federal continua a deter uma participação estável de 1% das áreas de produção de espargos alemãs. As principais áreas de cultivo, como o distrito de Unstrut-Hainich, beneficiam de solos férteis de loess, que promovem a elevada qualidade e o aroma intenso dos espargos.
A colheita aqui no sudeste tem vantagens muito especiais: “Usamos métodos de cultivo sustentáveis que garantem um alto padrão ecológico”, enfatiza a Agricultura da Turíngia. Tanto os espargos brancos como os verdes prosperam e técnicas modernas, como os politúneis, prolongam a estação e garantem os rendimentos. A gastronomia e o turismo beneficiam desta época do ano, oferecendo pratos especiais de espargos e visitando os produtores de espargos.
O sabor da Turíngia
E o que distingue os espargos frescos da Turíngia? Barras brilhantes, carnudas e crocantes, com cabeça fechada e consistência firme são características. Mas a colheita não é uma tarefa fácil: as plantas geralmente precisam de 6 a 8 anos para desenvolverem todo o seu efeito. A colheita manual está na ordem do dia e os trabalhadores da colheita usam facas especiais para espargos. A triagem cuidadosa e o posterior resfriamento a cerca de 2 graus Celsius são essenciais para garantir a qualidade até o consumidor.
Na Alemanha, o consumo per capita em 2024 foi de 1,2 kg de espargos frescos. Isto sugere uma procura saudável, que também continua a crescer na Turíngia, onde os espargos são a cultura mais importante no cultivo de vegetais ao ar livre. É assim que a parte final da época dos espargos de 2025 ficará nos livros de história como um momento de diversão, desafios e esperança numa nova época ainda mais rica no próximo ano.
Para as explorações de espargos da Turíngia, todos os envolvidos só podem esperar que os preparativos para o próximo ano também sejam promissores e que os consumidores continuem a confiar nos espargos regionais.
Amplie o seu conhecimento sobre a importância do cultivo de espargos na Turíngia e os últimos desenvolvimentos nos sites da n-tv, Agricultura da Turíngia e Agricultura.de.