Conferência sobre democracia em Sünna: Juntos uns pelos outros nas áreas rurais!
No dia 27 de novembro de 2025, uma conferência sobre democracia sobre o envolvimento nas áreas rurais acontecerá no centro comunitário de Sünna.

Conferência sobre democracia em Sünna: Juntos uns pelos outros nas áreas rurais!
O compromisso nas zonas rurais está a receber cada vez mais atenção, sobretudo devido à próxima conferência sobre democracia da Parceria para a Democracia Wartburgkreis. Na quinta-feira, 27 de novembro de 2025, terá início um evento no centro comunitário de Sünna a partir das 17h. às 20h que é inteiramente dedicado ao lema “Compromisso no meio rural”. Aqui, o foco está em iniciativas que sejam ativas no local e promovam o diálogo democrático. Rhoenkanal relata que o foco está, entre outros, no departamento KulturZeit de SV Kali Unterbreizbach e.V., o local cultural “Tausend kleine Dinge” de Bad Liebenstein e o DemokraTISCH do escritório de Creuzburg.
A conferência visa tornar visível o envolvimento cívico e fortalecer a democracia nas zonas rurais. Os interessados também poderão participar de uma peça independente da conferência que encerrará a noite: “Não sou uma heroína” do 3D Theatre Wiesbaden. Para garantir vagas suficientes, as inscrições são necessárias até 20 de novembro de 2025. Elas podem ser feitas no endereço de e-mail Partnerschaftfuerdemokratie@wartburgkreis.de. O evento é patrocinado pelo Ministério Federal da Educação, Família, Idosos, Mulheres e Jovens, bem como pelo Programa Estadual da Turíngia para a Democracia, Tolerância e Cosmopolitismo.
A situação do trabalho voluntário nas zonas rurais
Quase 57% da população alemã vive em zonas rurais e é aqui que a importância do trabalho voluntário se torna evidente. Promove um senso de comunidade e coesão. Uma discussão técnica pública realizada pelo Subcomitê de Envolvimento Cívico em 5 de julho de 2023 enfatizou que o trabalho voluntário é significativamente maior do que nas áreas urbanas. A utilização de voluntários não só contribui para os serviços públicos locais, mas também fortalece as estruturas democráticas. O Bundestag observa que existem, no entanto, desafios significativos que colocam pressão sobre o trabalho voluntário.
Um problema fundamental é o problema dos jovens talentos: as gerações mais velhas querem entregar as suas tarefas, mas não conseguem encontrar sucessores adequados. Torna-se cada vez mais necessário organizar o trabalho voluntário de forma que seja bem compatível com o trabalho e a família. A infraestrutura também desempenha um papel crucial, uma vez que as longas distâncias e a falta de mobilidade dissuadem muitas pessoas dispostas a participar. Existem também desigualdades sociais que são frequentemente mais pronunciadas nas zonas rurais do que nas zonas urbanas.
Perspectivas para o futuro
Para contrariar a situação, é de grande importância manter locais de encontro social nas aldeias e criar novos. O declínio do envolvimento tradicional após a pandemia mostra que também são necessárias novas formas de participação para atrair diferentes grupos de pessoas. São também necessárias medidas políticas para reduzir as desigualdades sociais e melhorar as condições-quadro para o envolvimento cívico.
O próximo evento em Sünna poderá não só ser um destaque para a cidadania activa na região, mas também servir como um impulso para avançar ainda mais o diálogo sobre o voluntariado e a sua importância nas zonas rurais.