Conferência sobre democracia em Sünna: Juntos uns pelos outros nas áreas rurais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 27 de novembro de 2025, uma conferência sobre democracia sobre o envolvimento nas áreas rurais acontecerá no centro comunitário de Sünna.

Am 27. November 2025 findet im Bürgerhaus Sünna eine Demokratiekonferenz zum Engagement im ländlichen Raum statt.
No dia 27 de novembro de 2025, uma conferência sobre democracia sobre o envolvimento nas áreas rurais acontecerá no centro comunitário de Sünna.

Conferência sobre democracia em Sünna: Juntos uns pelos outros nas áreas rurais!

O compromisso nas zonas rurais está a receber cada vez mais atenção, sobretudo devido à próxima conferência sobre democracia da Parceria para a Democracia Wartburgkreis. Na quinta-feira, 27 de novembro de 2025, terá início um evento no centro comunitário de Sünna a partir das 17h. às 20h que é inteiramente dedicado ao lema “Compromisso no meio rural”. Aqui, o foco está em iniciativas que sejam ativas no local e promovam o diálogo democrático. Rhoenkanal relata que o foco está, entre outros, no departamento KulturZeit de SV Kali Unterbreizbach e.V., o local cultural “Tausend kleine Dinge” de Bad Liebenstein e o DemokraTISCH do escritório de Creuzburg.

A conferência visa tornar visível o envolvimento cívico e fortalecer a democracia nas zonas rurais. Os interessados ​​também poderão participar de uma peça independente da conferência que encerrará a noite: “Não sou uma heroína” do 3D Theatre Wiesbaden. Para garantir vagas suficientes, as inscrições são necessárias até 20 de novembro de 2025. Elas podem ser feitas no endereço de e-mail Partnerschaftfuerdemokratie@wartburgkreis.de. O evento é patrocinado pelo Ministério Federal da Educação, Família, Idosos, Mulheres e Jovens, bem como pelo Programa Estadual da Turíngia para a Democracia, Tolerância e Cosmopolitismo.

A situação do trabalho voluntário nas zonas rurais

Quase 57% da população alemã vive em zonas rurais e é aqui que a importância do trabalho voluntário se torna evidente. Promove um senso de comunidade e coesão. Uma discussão técnica pública realizada pelo Subcomitê de Envolvimento Cívico em 5 de julho de 2023 enfatizou que o trabalho voluntário é significativamente maior do que nas áreas urbanas. A utilização de voluntários não só contribui para os serviços públicos locais, mas também fortalece as estruturas democráticas. O Bundestag observa que existem, no entanto, desafios significativos que colocam pressão sobre o trabalho voluntário.

Um problema fundamental é o problema dos jovens talentos: as gerações mais velhas querem entregar as suas tarefas, mas não conseguem encontrar sucessores adequados. Torna-se cada vez mais necessário organizar o trabalho voluntário de forma que seja bem compatível com o trabalho e a família. A infraestrutura também desempenha um papel crucial, uma vez que as longas distâncias e a falta de mobilidade dissuadem muitas pessoas dispostas a participar. Existem também desigualdades sociais que são frequentemente mais pronunciadas nas zonas rurais do que nas zonas urbanas.

Perspectivas para o futuro

Para contrariar a situação, é de grande importância manter locais de encontro social nas aldeias e criar novos. O declínio do envolvimento tradicional após a pandemia mostra que também são necessárias novas formas de participação para atrair diferentes grupos de pessoas. São também necessárias medidas políticas para reduzir as desigualdades sociais e melhorar as condições-quadro para o envolvimento cívico.

O próximo evento em Sünna poderá não só ser um destaque para a cidadania activa na região, mas também servir como um impulso para avançar ainda mais o diálogo sobre o voluntariado e a sua importância nas zonas rurais.