Comemoração em Weimar: serviço ecumênico em memória das vítimas de Buchenwald

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 18 de julho de 2025, um serviço ecumênico acontecerá em Weimar em memória do Pastor Paul Schneider e de outras vítimas do campo de concentração de Buchenwald.

Am 18. Juli 2025 findet in Weimar ein ökumenischer Gottesdienst zum Gedenken an Pfarrer Paul Schneider und weitere Opfer des KZ Buchenwald statt.
No dia 18 de julho de 2025, um serviço ecumênico acontecerá em Weimar em memória do Pastor Paul Schneider e de outras vítimas do campo de concentração de Buchenwald.

Comemoração em Weimar: serviço ecumênico em memória das vítimas de Buchenwald

Hoje, 18 de julho de 2025, um serviço ecumênico em Weimar comemora o trágico assassinato do Pastor Paul Schneider, conhecido como o “Pregador de Buchenwald”. Em 1939, Schneider foi executado por injeção letal no campo de concentração de Buchenwald. O culto, que acontecerá às 17h15. na área de chamada do antigo campo de concentração, também comemora o assassinato dos padres católicos Otto Neururer e Matthias Spanlang, que também morreram em Buchenwald há 85 anos. É um evento contemplativo que convida a refletir sobre as sombras do passado.

O serviço religioso será liderado pela bispo regional Friederike Spengler, cujo sermão ajudará a manter viva a memória desses acontecimentos cruéis. Esta comemoração representa um passo importante na manutenção da memória das vítimas da perseguição nacional-socialista e na valorização do significado histórico do local. A Fundação Monumento também apoia esses eventos comemorativos, a fim de aumentar a conscientização sobre os acontecimentos no campo de concentração de Buchenwald.

Cultura de lembrança e relações públicas

A importância da cultura da memória não pode ser negada, e não é apenas o serviço religioso que contribui para isso: a Klassik-Stiftung Weimar recebe 18 gravuras valiosas no 100º aniversário da morte do artista Lovis Corinth. Esta doação vem de Hildegard e Herbert Wippel de Karlsruhe e é a segunda doação dos doadores. Corinto é considerado um destacado representante do impressionismo na Alemanha e suas obras acrescentam outra faceta ao acervo gráfico de Weimar.

No entanto, também existem desafios atuais na cidade. O sindicato NGG apela à criação de conselhos de empresa para todas as empresas de Weimar. Existem atualmente cerca de 28.470 pessoas a trabalhar em cerca de 1.790 empresas, muitas delas sem representação de trabalhadores. Esta exigência surge num momento em que o “vazio do conselho de empresa” se tornou uma questão urgente.

Acontecimentos chocantes em Weimar

A polícia também relatou um incidente durante a noite em que quatro policiais ficaram levemente feridos. Um homem de 51 anos resistiu após agredir e roubar um casal. O autor do crime foi preso e a carteira roubada também foi recuperada. O homem agora está sendo julgado por agressão, roubo e resistência a policiais.

Tais incidentes destacam os desafios que Weimar enfrenta e ilustram que a cidade deve lidar tanto com o passado como com o presente. Nesta área de tensão, o serviço ecuménico torna-se um sinal de esperança e de memória das vítimas de uma história cruel, enquanto as questões actuais não devem ser relegadas para segundo plano.