Weimar comemora a despedida do diretor Hasko Weber com um grande festival de teatro!
Weimar comemora a despedida do diretor Hasko Weber com um grande festival de teatro!
Weimar, Deutschland - No domingo passado, o teatro nacional alemão (DNT) celebrou uma despedida glamourosa de Hasko Weber em Weimar, cuja diretoria está chegando ao fim. Cerca de 1.000 espectadores proporcionaram uma atmosfera festiva, enquanto os destaques do termo de doze anos de Weber foram apresentados em um impressionante show de palco. Sob sua liderança, ocorreram cerca de 5.000 eventos, o que atraiu cerca de 1,6 milhão de visitantes. Após a despedida de Weber, também o banner "Diplomacia! Agora! Paz!" foi removido do palco, a questão permanece o que o futuro tem para o DNT. Em 31 de julho, o diretor musical Dominik Beykirch, a diretora de ópera Andrea Moses, bem como os diretores da casa Jan Neumann e Swaantje Lena Kleff também saem de casa.
Não apenas a despedida de Weber moldou o fim de semana em Weimar. Enquanto isso, a cidade de Weimar toma medidas importantes para manter a história. O cemitério soviético em Belvedere é renovado de forma abrangente. O trabalho de construção começa em julho de 2025 e deve ser concluído até o final de abril de 2026, a tempo do 80º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial. O financiamento é realizado pelo Estado da Turíngia, que, de acordo com a lei sobre a preservação dos túmulos das vítimas de guerra e tirania, é cometido. Acima de tudo, as lápides danificadas e caídas devem ser colocadas em um estado digno.
Prêmio de Direitos Humanos 2025
Um raio de esperança nos altos e baixos é a concessão do Prêmio de Direitos Humanos de Weimar. Karen Farisai Mukwasi, do Zimbábue, será concedida por seus incansáveis esforços pelos direitos das mulheres do Zimbabwischer em dezembro. Está particularmente comprometido com 15 anos na área de segurança digital. A indicação vem da Fundação de Hamburgo "para possuir politicamente", e Mukwasi é politicamente perseguido desde 2020. O Prêmio dos Direitos Humanos, dotado de 5.000 euros, recebeu 31 anos e tem como objetivo apoiar os defensores dos direitos humanos em sua luta por igualdade e liberdade. Até o momento, 36 vencedores de 27 países foram homenageados nessa luta, apesar da repressão estatal pela justiça. O prêmio ocorrerá anualmente em Weimar em dezembro, sob o patrocínio de Gundula Gause.
- Cerimônia de premiação em dezembro de 2025
- 5.000 euros documentos
- Patrono: Gundula Gause
Rudolstadt Festival e outros eventos
Outro destaque dos últimos dias é o Rudolstadt Festival, que em sua 33ª edição teve cerca de 90.000 visitantes. O foco principal estava no Mali, e o evento terminou com o aparecimento de "Dubioza Colective". Um total de 130 grupos e solistas de quase 30 países em 30 estágios, fornecidos entretenimento variado. O Prêmio Mundial da Música Alemão "Ruth" foi para o grupo Ezé de Burkina Faso, enquanto Sigrid Doberenz recebeu a honra "Ruth". A Áustria está programada para o próximo festival como foco do país.
Weimar se mostra mais uma vez como uma cidade cheia de vida, cultura e desafios. Com um novo capítulo sobre o DNT, a apreciação dos combatentes dos direitos humanos e uma cena animada do festival, a cidade é brilhante aos holofotes.
Details | |
---|---|
Ort | Weimar, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)