A DFB escolhe Blankenhain como sua nova base de treinamento – um sonho futebolístico!
Blankenhain em Weimarer Land será a sede de treinamento da DFB a partir de 2027. Anunciada a cooperação com a Nike e a preparação para o EM 2024.

A DFB escolhe Blankenhain como sua nova base de treinamento – um sonho futebolístico!
Um lugar muito especial será o foco da seleção alemã de futebol no futuro. Blankenhain, em Weimarer Land, será a nova sede permanente de treino da Federação Alemã de Futebol (DFB) a partir de 2027. No ambiente idílico do spa e resort de golfe, as seleções nacionais masculina e sub-21 já fizeram os preparativos finais para o Campeonato Europeu. O diretor esportivo da DFB, Rudi Völler, já havia manifestado em maio deste ano o desejo de concentrar ali todas as seleções a partir de 2027. Por que Blankenhain? Esta questão provavelmente estará na boca de muitos fãs de futebol a partir do início de agosto, quando a cooperação for apresentada publicamente.
A mudança não é por acaso: com o término do contrato entre a DFB e a Adidas, que há décadas é o principal local de treinamento da DFB, em 2026, a federação se vê obrigada a trilhar novos caminhos. MDR relata que a Adidas será substituída pela fabricante americana de artigos esportivos Nike a partir de 2027. A marca, que atuará como nova parceira a partir de 1º de janeiro de 2027, está colocando muita mão nisso: estima-se que a Nike transferirá 100 milhões de euros por ano para a DFB - um aumento significativo em comparação com os cerca de 50 milhões de euros anteriores da Adidas.
Novas perspectivas na DFB
Em preparação para o Europeu de 2024, a seleção alemã já completou os treinos nas novas instalações de Blankenhain. Durante a última fase final do Campeonato da Europa, a seleção inglesa celebrou alguns dias de história associativa com o capitão Harry Kane em Blankenhain. O hotel cinco estrelas superior do resort, inaugurado em 2022, parece ter passado muito bem nos primeiros testes. VKZ informa que a equipe DFB realizará outro campo de treinamento lá de 26 a 31 de maio de 2024.
Passemos brevemente ao campus da DFB em Frankfurt: recentemente aconteceu lá uma festa de Natal para 600 funcionários. O presidente Bernd Neuendorf disse que a situação financeira da associação é considerada preocupante, especialmente depois de um prejuízo de 4,2 milhões de euros no exercício de 2022. As razões para tal são complexas, incluindo problemas financeiros, fracassos desportivos e a construção do campus, que custou quase 190 milhões de euros. Mas Neuendorf continua optimista e almeja um orçamento equilibrado até ao final de 2023.
O EM 2024 em vista
Os preparativos para o Campeonato Europeu de 2024 estão a todo vapor. Já foram recebidos milhares de milhões de pedidos de bilhetes, com mais de 2,3 milhões para a final em Berlim e 1,4 milhões para o jogo de abertura contra a Escócia, em Munique. Fãs de 206 países também manifestaram pedidos de ingressos. A maior procura vem da Croácia, Albânia e Turquia. Neste contexto, o interesse em trabalhos voluntários para o torneio também se tornou muito perceptível: foram apresentadas um total de 145 mil candidaturas.
Numa altura em que a equipa da DFB se prepara para um grande sucesso, o rumo para o futuro parece estar bem traçado. Esportes ilustrados relatórios sobre os contratos de longo alcance que não dizem apenas respeito à selecção masculina, mas incluirão também o futebol feminino e o sector amador. Portanto, é mais do que apenas um novo centro de treinamento – Blankenhain poderá se tornar o coração do futebol alemão no futuro.