Ódio e violência: Crônica dos ataques da direita na Alemanha abalada!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A crónica da violência da direita na Alemanha mostra ataques preocupantes a eventos do CSD e a minorias em Junho de 2025.

Die Chronik rechter Gewalt in Deutschland zeigt besorgniserregende Angriffe auf CSD-Veranstaltungen und Minderheiten im Juni 2025.
A crónica da violência da direita na Alemanha mostra ataques preocupantes a eventos do CSD e a minorias em Junho de 2025.

Ódio e violência: Crônica dos ataques da direita na Alemanha abalada!

O que está afetando atualmente as pessoas na Alemanha? Infelizmente, a resposta muitas vezes parece ser caracterizada pelo ódio e pela incitação. De acordo com a Belltower News, o limiar de inibição do ódio aberto na sociedade é chocantemente baixo. Existem repetidos relatos de ataques violentos que não afectam apenas indivíduos, mas grupos inteiros e, portanto, funcionam como “actos de embaixada”.

A crónica da violência da direita na segunda quinzena de Junho mostra quão generalizados estão tais actos. Em 15 de junho, entre 10 e 15 extremistas de direita mascarados atacaram um evento em Bad Freienwalde, ferindo pelo menos três pessoas. Outro exemplo ocorreu em 14 de junho em Pforzheim, onde 90 neonazistas realizaram uma “contra-manifestação” contra o Christopher Street Day (CSD) e entoaram slogans anti-queer. Na mesma semana, uma mulher de 24 anos que usava um hijab foi insultada racialmente, cuspida e atacada em Berlim.

Os números assustadores

Estatista registou um pico de cerca de 39.400 crimes extremistas e 60.000 crimes com motivação política em 2023. Especialmente na área do extremismo de direita, houve um novo recorde de 25.700 crimes, incluindo cerca de 1.150 crimes violentos.

São esses incidentes que estão deixando as pessoas cada vez mais preocupadas. De acordo com a Polícia Criminal Federal (BKA), os crimes de motivação política também incluem os crimes de ódio, que podem ser dirigidos contra indivíduos, grupos ou instituições. O que é particularmente preocupante é que, em 2024, 44% das publicações de ódio online foram atribuídas ao espectro da direita, sublinhando a brutalização da linguagem e o risco de uma possível radicalização.

Lidando com o extremismo

Como a sociedade lida com essas tendências? O BKA tomou medidas para combater o aumento dos crimes de ódio. O registo centralizado através do Serviço de Denúncias da Polícia Criminal (KPMD-PMK) e a criação do ficheiro do extremismo de direita (RED) são apenas alguns passos para combater a ameaça crescente. Campanhas contra postagens de ódio são organizadas regularmente para aumentar a conscientização pública sobre o assunto.

As facetas do extremismo são diversas. As ações extremistas de direita visam frequentemente minar os alicerces de uma sociedade democrática. Nele, o BKA descreve uma ideologia que se caracteriza pela suposição de que as pessoas são desiguais. Tais opiniões não só contribuem para o abuso físico, mas também apoiam uma estrutura na qual ideias discriminatórias podem consolidar-se.

Quer se trate de ataques em eventos como o CSD ou de ataques a indivíduos – os números e relatórios mostram claramente que combater o ódio e o extremismo é mais importante do que nunca. Neste sentido, a prevenção e a educação são a chave para melhorar o clima social e prevenir tais actos no futuro.

Mais informações sobre crimes com motivação política podem ser encontradas no site do BKA.