Fantástica Aurora Boreal sobre a Alemanha: é assim que você pode vivenciar o espetáculo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As luzes do norte serão visíveis no norte da Alemanha em 12 de novembro de 2025. Os especialistas recomendam locais escuros para melhor observação.

Polarlichter sind am 12.11.2025 über Norddeutschland sichtbar. Experten empfehlen dunkle Orte zur besten Beobachtung.
As luzes do norte serão visíveis no norte da Alemanha em 12 de novembro de 2025. Os especialistas recomendam locais escuros para melhor observação.

Fantástica Aurora Boreal sobre a Alemanha: é assim que você pode vivenciar o espetáculo!

Um fenômeno natural espetacular está sobre nós: as deslumbrantes Luzes do Norte provavelmente serão visíveis na Alemanha durante a noite de quarta para quinta-feira. De acordo com a NDR, os especialistas esperam que esta seja uma das noites de aurora mais impressionantes em décadas. As melhores condições de visualização podem ser esperadas particularmente no norte da Alemanha, especialmente na costa do Mar do Norte.

O chefe do Observatório de Nordenham, Julian Witschen, aconselha escolher locais longe da poluição luminosa para desfrutar do espetáculo em todo o seu esplendor. Mesmo no interior, longe das grandes cidades, deve-se observar os coloridos véus de cor. A escuridão desempenha um papel crucial na visibilidade das luzes do norte, que são causadas por ejeções de massa coronal do sol. Essas partículas carregadas atingem a atmosfera da Terra e produzem cores brilhantes.

Uma tempestade geomagnética da mais alta ordem

Outra razão para este impressionante espetáculo natural é a atual tempestade geomagnética mais forte do ano, como relata Earthpressnews. A NASA confirmou que a Terra foi afetada por uma tempestade de nível G5, que é a mais alta na escala geomagnética. Estas violentas tempestades resultam de múltiplas ejeções de massa coronal que ocorrem em rápida sucessão, produzindo uma enorme onda de plasma solar. Isto permite que as auroras sejam visíveis não apenas nas regiões polares, mas também muito além.

Mas os investigadores alertam que tais eventos climáticos espaciais extremos estão a tornar-se cada vez mais comuns à medida que o Sol se aproxima do seu pico no ciclo solar. Estas tempestades podem não só afetar a visibilidade das auroras, mas também perturbar as redes de energia e comunicações. Tempestades intensas podem causar limitações nos satélites e até cortes nas redes elétricas. A NASA recomenda observar o índice Kp para rastrear a força da tempestade e a visibilidade das luzes em tempo real.

Aurora Boreal na Alemanha

O melhor avistamento da aurora boreal é particularmente provável na Alemanha. Antes de eventos tão impressionantes, já ocorreram várias tempestades geomagnéticas que eram visíveis em lugares tão distantes como a Europa. A atual tempestade, por sua vez, mostra o quanto a atividade solar está aumentando, e justifica-se a expectativa de que as auroras sejam visíveis com mais frequência nos próximos anos. O Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar também confirma que durante a atividade solar, que aumenta a cada onze anos, partículas carregadas são cada vez mais lançadas no espaço, o que aumenta a probabilidade de auroras boreais.

Os leitores interessados ​​​​podem enviar suas fotos da aurora boreal. As melhores gravações serão publicadas para que todos possam partilhar desta experiência extraordinária. Qualquer pessoa que queira aproveitar a oportunidade de se retirar para áreas mais escuras e livres de poluição luminosa não deve hesitar. Esses fenômenos mágicos de luz são um espetáculo único e incomparável na natureza. Então vá lá e volte os olhos para o céu!