As bombas de calor conquistam novos edifícios: 74 % das casas dependem do futuro!

As bombas de calor conquistam novos edifícios: 74 % das casas dependem do futuro!

Deutschland - Na Alemanha, as bombas de calor subiram para a tecnologia de aquecimento predominante em novos edifícios. Em 2024, 69,4 % dos 76.100 edifícios residenciais concluídos foram aquecidos com essa tecnologia ecológica, que corresponde a um aumento impressionante de cerca de 5 pontos percentuais em comparação com o ano anterior, então zvw . O uso de 74,1 % é particularmente pronunciado em casas unifamiliares e duas famílias, enquanto em prédios de apartamentos a proporção é de 45,9 %.

O uso de bombas de calor foi mais que dobrou desde 2014, quando a proporção era de apenas 31,8 %. Esse desenvolvimento faz parte de uma tendência maior em relação às energias renováveis: um total de 73,9 % dos edifícios residenciais recém -construídos em 2024 usam principalmente fontes de energia renovável em comparação com 38,5 % em 2014. Essas renováveis ​​são de madeira, térmica solar, biogás e biomassa, embora em proorções significativamente mais baixas.

Bombas de calor: significado e futuro

A tendência para bombas de calor também continua nos edifícios residenciais recém -aprovados, onde 81 % são planejados com essa tecnologia. Um total de 84,8 % dos novos apartamentos devem ser aquecidos com energia renovável desde o início, explica

O gás natural, por outro lado, registrou um declínio. Em 2024, o gás foi a segunda fonte de energia mais importante em novos edifícios, com 15 %, enquanto há uma década, mais de 50 % dos novos edifícios foram operados com gás natural. O uso do aquecimento distrital também caiu para 8,5 % e os aquecedores de óleo foram instalados apenas em 0,3 % dos projetos.

Desenvolvimento de mercado e desafios

A República Federal produziu cerca de 162.400 bombas de calor em 2024. O valor dos dispositivos produzidos foi de 587 milhões de euros, mas as vendas foram de 59,4 % em comparação com o ano anterior. Esses números refletem os desafios que a indústria enfrenta. As exportações em 480 milhões de euros estavam 40,2 % abaixo do valor do ano anterior, enquanto as importações caíram para 755 milhões de euros, o que corresponde a um declínio de 27,9 %. Esses desenvolvimentos são importantes para uma mudança economicamente sustentável na tecnologia de aquecimento, comentários statista .

Embora a demanda tenha atingido um máximo em 2023 e cerca de 193.000 bombas de calor de aquecimento foram descontinuadas, o mercado permanece altamente competitivo. Apesar dos declínios, o governo federal se compromete a promover a instalação de bombas de calor, a fim de atingir os objetivos climáticos. O objetivo de 500.000 bombas de calor instaladas anualmente não foi alcançado em 2024, o que sublinha a necessidade de ação no mercado. No entanto, as vendas mostram que, apesar dos desafios, a indústria continua a ter potencial para crescimento e inovação.

No geral, o tópico das bombas de calor permanece na agenda política e na conscientização do público, uma vez que a necessidade de soluções de aquecimento ambientalmente amigável é essencial em tempos de mudança climática. Isso também pode aumentar a pressão sobre a indústria, desenvolver produtos mais eficazes e reduzir as barreiras para sua distribuição.

Details
OrtDeutschland
Quellen

Kommentare (0)